AS CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA

Autores

  • Michelle Oliveira Pinheiro Escola Municipal Amélia Schemes, Gravataí, RS
  • Mariangela Kraemer Lenz Ziede Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP), Caçador, SC,

DOI:

https://doi.org/10.33362/professare.v3i2.339

Resumo

O presente artigo tem como objetivo principal discutir as contribuições da Educação Infantil para o desenvolvimento da criança e as influências sobre as aprendizagens e o desempenho escolar posterior - 1º e 2º ano do Ensino Fundamental. Apresentando a trajetória desta etapa escolar no Brasil, os principais documentos norteadores da Educação Infantil, o desenvolvimento da criança baseado nos estudos de Piaget, sobre a construção de estruturas e do estágio pré-operatório que corresponde a faixa etária de cinco anos. Para responder a questão deste estudo foram realizadas entrevistas em uma escola do município de Gravataí envolvendo a supervisora, professoras e pais, os dados coletados foram analisados sob a perspectiva da teoria estudada. Considerando três categorias: A formação dos professores para trabalhar na Educação Infantil, Brincar e aprender na Educação Infantil e Construindo estruturas para a vida escolar. Os resultados finais, cujos desdobramentos serão abordados, indicam a importância dessa etapa escolar no desenvolvimento das crianças, além de influenciar nas aprendizagens dos alunos nas séries posteriores do Ensino Fundamental.

 

 

Biografia do Autor

Michelle Oliveira Pinheiro, Escola Municipal Amélia Schemes, Gravataí, RS

Professora de Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental na Escola Municipal Amélia Schemes, em Gravataí/RS.

Mariangela Kraemer Lenz Ziede, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP), Caçador, SC,

Doutora em Educação e Mestre em Educação pela UFRGS,na linha de pesquisas "Educação a Distância". Especialista em Informática na Educação e em tutoria na Educação a distância . Pedagoga (PUC/RS 1991). Coordenadora da Tutoria do Curso de Pedagogia Licenciatura na Modalidade a Distância da UFRGS (PEAD e PEAD2).Desenvolve materiais digitais para a formação de tutores e professores na FACED da UFRGS.Participa de grupos de pesquisa do CNPq.Visita os polos de EAD trabalhando com a formação e avaliação de professores. Estuda com um grupo de educadores o uso de tablets e aplicativos para a construção das aprendizagens dos alunos. Professora do Curso de Pedagogia- . Membro da Comissão Permanente de Orientação (CPO) e membro atuante do Núcleo Docente Estruturante - NDE do Curso de Pedagogia do Complexo de Ensino Superior de Cachoeirinha - CESUCA, Faculdade Ined. Professora do Mestrado Profissional em Educação Básica e do Mestrado interdisciplinar Cultura e Sociedade da UNIARP.

Publicado

2015-05-06

Edição

Seção

ARTIGOS