AS CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA
DOI:
https://doi.org/10.33362/professare.v3i2.339Resumo
O presente artigo tem como objetivo principal discutir as contribuições da Educação Infantil para o desenvolvimento da criança e as influências sobre as aprendizagens e o desempenho escolar posterior - 1º e 2º ano do Ensino Fundamental. Apresentando a trajetória desta etapa escolar no Brasil, os principais documentos norteadores da Educação Infantil, o desenvolvimento da criança baseado nos estudos de Piaget, sobre a construção de estruturas e do estágio pré-operatório que corresponde a faixa etária de cinco anos. Para responder a questão deste estudo foram realizadas entrevistas em uma escola do município de Gravataí envolvendo a supervisora, professoras e pais, os dados coletados foram analisados sob a perspectiva da teoria estudada. Considerando três categorias: A formação dos professores para trabalhar na Educação Infantil, Brincar e aprender na Educação Infantil e Construindo estruturas para a vida escolar. Os resultados finais, cujos desdobramentos serão abordados, indicam a importância dessa etapa escolar no desenvolvimento das crianças, além de influenciar nas aprendizagens dos alunos nas séries posteriores do Ensino Fundamental.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta Revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).