A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: CONTRIBUIÇÕES A PARTIR DE PESQUISAS DESENVOLVIDAS EM UM MESTRADO NA MODALIDADE PROFISSIONAL
THE CONTINUING TRAINING OF BASIC EDUCATION TEACHERS: CONTRIBUTIONS FROM RESEARCH DEVELOPED IN A PROFESSIONAL MASTER’S DEGREE
DOI:
https://doi.org/10.33362/professare.v13i00.3600Palavras-chave:
Educação Básica, Formação de Professores, Mestrado Profissional, Produtos EducacionaisResumo
Este artigo discute contribuições para a formação continuada de professores da Educação Básica. O propósito é colaborar com um debate importante e atual ao trazer dados e informações de experiências desenvolvidas em pesquisas realizadas em nível de pós-graduação, em um mestrado profissional em Educação. Como fontes de pesquisa, o estudo elencou os trabalhos de conclusão de curso apresentados pelos egressos do curso em questão, especialmente das produções técnicas desenvolvidas pelos pesquisadores, aqui chamadas de produtos educacionais. O texto apresenta os resultados de uma pesquisa bibliográfica e está organizado em duas partes, além da introdução e conclusão: na primeira são apresentados o contexto de desenvolvimento das pesquisas e os procedimentos metodológicos da pesquisa (critérios para inclusão e exclusão, categorias de análise) e, na segunda, os resultados e discussões. Os resultados indicam que a formação continuada pautada numa base teórica sólida tem o potencial de impactar diretamente a atuação dos profesores da educação básica, em sala de aula.
Palavras-chave: Educação Básica. Formação de Professores. Mestrado Profissional. Produtos Educacionais.
Abstract
This article discusses contributions to continuing training of Basic Education teachers. The purpose is to collaborate with an important and current debate by bringing data and information of experiences developed in researches carried out at postgraduate level, in a Professional Master’s Degree in Education. The study selected the courses conclusion works presented by the graduates as research sources, especially the technical productions developed by the scientists, here called educational products. The text presents the results of a bibliographic research and it is organized in two parts, besides the introduction and the conclusion: in the first part are presented the context of development of the researches and the methodological procedures (inclusion and exclusion criteria, analysis categories) and, in the second one, the results and discussion. The results indicate that continuing education based on a solid theoretical basis has the potential to directly impact the performance of basic education teachers in the classroom.
Keywords: Basic Education. Teachers Training. Professional Master’s Degree. Educational Products.
Referências
ADÃO, Priscila Frizzanco. Plano de Ação Pedagógica: contribuições na rotina do gestor escolar. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual do Norte do Paraná, Jacarezinho, 2023. Disponível em: https://uenp.edu.br/mestrado-educacao-tcc-pe/trabalhos-de-conclusao-e-produtos-educacionais-2023/26513-priscila-frizzanco-adao/file. Acesso em: 03 mar. 2024.
ANDRADE, Aline Queiroz de. As competências no currículo: o esvaziamento do conhecimento na BNCC e no componente curricular de História. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual do Norte do Paraná, Jacarezinho, 2022. Disponível em: https://uenp.edu.br/mestrado-educacao-tcc-pe/trabalhos-de-conclusao-2022-2/21252-aline-queiroz-de-andrade/file. Acesso em: 03 mar. 2024.
ARAUJO, Rodrigo Dias. A Pedagogia do Movimento: tendências e desafios para a educação do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual do Norte do Paraná, Jacarezinho, 2021. Disponível em: https://uenp.edu.br/mestrado-educacao-tcc-pe/trabalhos-de-conclusao-2020-2021/19331-rodrigo-dias-araujo-2021/file. Acesso em: 03 mar. 2024.
ASSIS, Gabriela Aparecida de. Práticas pedagógicas de aprendizagem histórica nos anos iniciais do ensino fundamental: contribuições da Pedagogia Histórico-Crítica. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual do Norte do Paraná, Jacarezinho, 2021. Disponível em: https://uenp.edu.br/mestrado-educacao-tcc-pe/trabalhos-de-conclusao-2020-2021/19330-gabriela-aparecida-de-assis-2021/file. Acesso em: 03 mar. 2024.
BARROS, Rafael de. Reforma do Ensino Médio e Base Nacional Comum Curricular: sujeitos, contradições e impactos sobre o lugar da filosofia no currículo. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual do Norte do Paraná, Jacarezinho, 2021. Disponível em: https://uenp.edu.br/mestrado-educacao-tcc-pe/trabalhos-de-conclusao-2020-2021/19338-rafael-de-barros-2021/file Acesso em: 03 mar. 2024.
BAPTISTA, Daniele Leonarda dos Santos. Processo educacional no contexto do Ensino Médio: práticas pedagógicas em grupos multietários do Instituto Federal do Paraná - campus Jacarezinho. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual do Norte do Paraná, Jacarezinho, 2023. Disponível em: https://uenp.edu.br/mestrado-educacao-tcc-pe/trabalhos-de-conclusao-e-produtos-educacionais-2023/24714-daniele-leonarda-dos-santos-baptista/file Acesso em: 03 mar. 2024.
BATISTA, Jussara Pereira da Silva. Qual é a formação que a Base Nacional Comum Curricular de História proporciona aos alunos do 8º ano do Ensino Fundamental? Disponível em: https://uenp.edu.br/mestrado-educacao-tcc-pe/trabalhos-de-conclusao-e-produtos-educacionais-2023/26394-jussara-pereira-da-silva-batista/file. Acesso em: 03 de mar. 2024.
BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Diário Oficial da União, 26 jun. 2014.
CAPES. Documento de Área. Área 38: Educação. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2019a. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/educacao-doc-area-2-pdf. Acesso em: 20 mar. 2024.
CAPES. Portaria n.º 60, de 20 de março de 2019. Dispõe sobre o mestrado e doutorado profissionais, no âmbito da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, p. 25, 20 mar. 2019b. Disponível em: https://www.in.gov.br/web/guest/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/68157853/do1-2019-03-22-portaria-n-60-de-20-de-marco-de-2019-68157790. Acesso em: 20 mar. 2024.
CHAGAS, Tatiana Paschoal. Leitura Crítica na escola pública a partir da perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica: elementos para a transformação social. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual do Norte do Paraná, Jacarezinho, 2021. Disponível em: https://uenp.edu.br/mestrado-educacao-tcc-pe/trabalhos-de-conclusao-2022-2/21125-tatiana-paschoal-chagas/file Acesso em: 20 mar. 2024.
GUERREIRO, Paulo Sérgio. Conservadorismo e Neoliberalismo na Educação Básica Brasileira: discursos, vínculos e planos de governo. Dissertação (Mestrado em Educação) apresentado à Universidade Estadual do Norte do Paraná. Jacarezinho. 2022. Disponível em:https://uenp.edu.br/mestrado-educacao-tcc-pe/trabalhos-de-conclusao-2022-2/22653-paulo-sergio-guerreiro/file. Acesso em: 03 mar. 2024.
FERREIRA, Rafaela Rodrigues. A compreensão da Educação Especial como Política Pública Educacional: desafios, avanços e contradições para além das deficiências. Dissertação (Mestrado em Educação) apresentado à Universidade Estadual do Norte do Paraná. Jacarezinho. 2023. Disponível em: https://uenp.edu.br/mestrado-educacao-tcc-pe/trabalhos-de-conclusao-e-produtos-educacionais-2023/26606-rafaela-rodrigues-ferreira/file. Acesso em: 03 mar. 2024.
LALLI, Maria Eduarda de Lara. Luta da Classe Trabalhadora na escola pública brasileira à luz da Pedagogia Histórico-Crítica: uma análise sobre as avaliações externas. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual do Norte do Paraná, Jacarezinho, 2022. Disponível em: https://uenp.edu.br/mestrado-educacao-tcc-pe/trabalhos-de-conclusao-2022-2/21145-maria-eduarda-de-lara-lalli/file. Acesso em: 03 mar.2024.
LANDI, Tânia janaína borda. Implantação do Centro de Memória Virtual da Escola Técnica Estadual Professor Pedro Leme Brisolla Sobrinho (ETEC) de Ipaussu/SP (1955-1994). Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual do Norte do Paraná, Jacarezinho, 2022. Disponível em: https://uenp.edu.br/mestrado-educacao-tcc-pe/trabalhos-de-conclusao-2022-2/22651-tania-janaina-borda-landi/file. Acesso em: 03 mar. 2024.
LIONARDO, Rafaela Silva. As questões de gênero no contexto escolar: um estudo da compreensão de professores e pedagogos. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual do Norte do Paraná, Jacarezinho, 2021. Disponível em: https://uenp.edu.br/mestrado-educacao-tcc-pe/trabalhos-de-conclusao-2020-2021/19334-rafaela-silva-lionardo-2021/file Acesso em: 03 mar. 2024.
LOPES, Liliane Milanezi. Políticas Educacionais e o Estado Avaliador: a padronização do ensino em contradição com a proposta de educação integral. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual do Norte do Paraná, Jacarezinho, 2022. Disponível em: https://uenp.edu.br/mestrado-educacao-tcc-pe/trabalhos-de-conclusao-2022-2/21147-liliane-milanezi-lopes/file. Acesso em: 03 mar.2024.
MADEIRA, Júlio César de Souza. A educação escolar indígena e o ensino remoto paranaense no contexto da Escola Estadual Indígena Nimboeaty Mborowitxa Awa Tirope. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual do Norte do Paraná, Jacarezinho, 2022. Disponível em: https://uenp.edu.br/mestrado-educacao-tcc-pe/trabalhos-de-conclusao-2022-2/23573-julio-cesar-de-souza-madeira/file. Acesso em: 03 mar. 2024.
RAHUAM, Daniela Rodrigues Martelini. A formação continuada como desafio da coordenação pedagógica: análise e contribuições da Pedagogia Histórico-Crítica. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual do Norte do Paraná, Jacarezinho, 2022. Disponível em: https://uenp.edu.br/mestrado-educacao-tcc-pe/trabalhos-de-conclusao-2022-2/21148-daniela-rodrigues-martelini-rahuam/file. Acesso em: 03 mar.2024.
MONTEIRO, Magali de Fátima. Educação Ambiental Crítica à luz da Pedagogia Histórico-Crítica: fundamentos e práticas para o processo formativo de estudantes do ensino médio no município de Bandeirantes-pr. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual do Norte do Paraná, Jacarezinho, 2022. Disponível em: https://uenp.edu.br/mestrado-educacao-tcc-pe/trabalhos-de-conclusao-2020-2021/19337-magali-de-fatima-monteiro-2021/file Acesso em: 03 mar.2024.
OLIVEIRA, André Luiz santos de. Educação em sexualidades crítica: análise crítica dos currículos do Ensino Médio do Estado de São Paulo. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual do Norte do Paraná, Jacarezinho, 2020. Disponível em: https://uenp.edu.br/mestrado-educacao-tcc-pe/trabalhos-de-conclusao-2020-2021/19340-andre-luiz-santos-de-oliveira/file Acesso em: 03 mar.2024.
OLIVEIRA, Marcela Cristina Gonçalves de. Grupo Colaborativo de estudos sobre o Planejamento Docente: uma análise no município de Guapirama-Paraná no contexto de implementação da Pedagogia Histórico-Crítica. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual do Norte do Paraná, Jacarezinho, 2022. Disponível em: https://uenp.edu.br/mestrado-educacao-tcc-pe/trabalhos-de-conclusao-2022-2/24712-marcela-cristina-goncalves-de-oliveira/file. Acesso em: 03 mar. 2024.
PAULA, Rosana Aparecida Ribeiro de. A equipe gestora no processo de construção e implementação dos currículos na Rede Municipal de Guapirama (PR). Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual do Norte do Paraná, Jacarezinho, 2023. Disponível em: https://uenp.edu.br/mestrado-educacao-tcc-pe/trabalhos-de-conclusao-e-produtos-educacionais-2023/24720-rosana-aparecida-ribeiro-de-paula/file. Acesso em: 03 mar. 2024.
PINHEIRO, Meline Lopes. Construção do Centro de Memória Virtual da Escola Municipal Professora Véra Cecilia Lamim (1968-2020). Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual do Norte do Paraná, Jacarezinho, 2021. Disponível em: https://uenp.edu.br/mestrado-educacao-tcc-pe/trabalhos-de-conclusao-2020-2021/19339-meline-lopes-pinheiro-2021/file. Acesso em: 03 mar. 2024.
RAMOS, Ligia Aparecida Ramos. A importância do ensino de História nos anos iniciais da Educação Básica: uma articulação entre ensino de história, alfabetização e Pedagogia Histórico-Crítica. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual do Norte do Paraná, Jacarezinho, 2022. Disponível em: https://uenp.edu.br/mestrado-educacao-tcc-pe/trabalhos-de-conclusao-2022-2/24708-ligia-aparecida-ramos/file. Acesso em: 03 marc. 2024.
RÉDUA, Silvia Regina Cordeiro. A utilização da audiodescrição no ensino de História para alunos cegos. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual do Norte do Paraná, Jacarezinho, 2022. Disponível em: https://uenp.edu.br/mestrado-educacao-tcc-pe/trabalhos-de-conclusao-2022-2/21149-silvia-regina-cordeiro-redua/file. Acesso em: 03 mar. 2024.
ROSA, Aline Letícia Trindade. A política de ações afirmativas em pauta: o sistema de cotas sociorraciais como subsídio para inserção do estudante de Ensino Médio da rede pública ao Ensino Superior. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual do Norte do Paraná, Jacarezinho, 2021. Disponível em: https://uenp.edu.br/mestrado-educacao-tcc-pe/trabalhos-de-conclusao-2020-2021/19791-aline-leticia-trindade-rosa/file. Acesso em: 03 mar. 2024
RUCKSTADTER, F. M. M.; RUCKSTADTER, V. C. M. Programas de pós-graduação em educação na modalidade profissional: desafios e perspectivas de contribuição para a educação básica . REVISTA INTERSABERES, [S. l.], v. 18, p. e023do2007, 2023. Disponível em: https://www.revistasuninter.com/intersaberes/index.php/revista/article/view/2480. Acesso em: 17 mar. 2024.
SANTOS, Franciele Rocha dos. Análise da formação continuada para a implementação do Referencial Curricular do Paraná na Rede Municipal de Ensino de Jacarezinho-PR. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual do Norte do Paraná, Jacarezinho, 2023. Disponível em: https://uenp.edu.br/mestrado-educacao-tcc-pe/trabalhos-de-conclusao-e-produtos-educacionais-2023/24716-franciele-rocha-dos-santos/file. Acesso em: 03 mar. 2024.
SAVIANI, Dermeval. História das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2007.
SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 11. ed. Campinas: Autores Associados, 2011.
SOUZA, Aline Sirlene de. Educação Ambiental Crítica: concepções e práticas nos anos iniciais do ensino fundamental. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual do Norte do Paraná, Jacarezinho, 2020. Disponível em: https://uenp.edu.br/mestrado-educacao-tcc-pe/trabalhos-de-conclusao-2020-2021/19329-aline-sirlene-de-souza-2020/file Acesso em: 03 mar. 2024.
SOUZA, Sara Nicacia. O projeto de sociedade da BNCC: uma análise do componente curricular de Língua Portuguesa na etapa do Ensino Médio. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual do Norte do Paraná, Jacarezinho, 2022. Disponível em: https://uenp.edu.br/mestrado-educacao-tcc-pe/trabalhos-de-conclusao-2022-2/22652-sara-nicacia-de-souza-godoi/file Acesso em: 03 mar. 2024.
TOTH, Daniela Ferreira. A realidade local como objeto de aprendizagem nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: uma experiência a partir da Pedagogia Histórico-Crítica. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual do Norte do Paraná, Jacarezinho, 2022. Disponível em: https://uenp.edu.br/mestrado-educacao-tcc-pe/trabalhos-de-conclusao-2022-2/21146-daniela-ferreira-toth/file. Acesso em: 03 mar. 2024.
UENP. Plano de Desenvolvimento Institucional (2019-2023). Jacarezinho, 2019a. Disponível em: https://uenp.edu.br/publicacoes-oficiais-uenp/link-docs-proreitorias/propav-documentos/propav-documentos-1/pdi-uenp/13533-plano-de-desenvolvimento-institucional-2019-2023. Acesso em: 17 mar. 2024.
UENP. Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Educação. 2019b. Disponível em: https://uenp.edu.br/mestrado-educacao-documentos/pped-normas-e-regulamentos/13515-regulamento-geral/file. Acesso em: 17 mar. 2024.
UENP. Resolução n. 01/2023 do Programa de Pós-Graduação em Educação. 2023. Disponível em: https://uenp.edu.br/mestrado-educacao-documentos/pped-normas-e-regulamentos/13515-regulamento-geral/file. Acesso em: 20 mar. 2024.
VIEIRA, Milene Elisandra. A Educação Ambiental no Ensino Fundamental anos iniciais: uma abordagem crítica e reflexiva. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual do Norte do Paraná, Jacarezinho, 2023. https://uenp.edu.br/mestrado-educacao-tcc-pe/trabalhos-de-conclusao-e-produtos-educacionais-2023/26396-milene-elisandra-vieira/file Acesso em: 20 mar. 2024.
VIGANO, Ana Maria Barbalho. Formação docente continuada na perspectiva da pedagogia histórico-crítica: um contraponto à Base Nacional Comum Curricular e sua proposta formativa. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual do Norte do Paraná, Jacarezinho 2022. Disponível em: https://uenp.edu.br/mestrado-educacao-tcc-pe/trabalhos-de-conclusao-2022-2/21167-ana-maria-barbalho-vigano/file. Acesso em: 03 mar. 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Professare
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta Revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).