O PNAIC E A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE ALGUMAS PROFESSORAS DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE PRIMAVERA DO LESTE – MT
DOI:
https://doi.org/10.33362/professare.v5i3.879Resumo
Este artigo refere-se a uma pesquisa realizada durante o curso de formação Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC / 2015 que teve por objetivo observar a aplicação do planejamento pelas professoras na prática, em sala de aula, a diversificação de práticas pedagógicas e se a sequência didática contemplava literatura, jogos e brincadeiras. Esta foi a questão central - As professoras que participaram do curso do PNAIC diversificam suas práticas pedagógicas em sala de aula e contemplam a literatura, os jogos e as brincadeiras ao desenvolverem uma sequência didática? A metodologia adotada é qualitativa com abordagem no Ciclo de Políticas de Ball e Bowe (1992; 1994), sendo utilizado para este estudo o contexto da prática. O lócus da pesquisa foi uma escola da rede municipal de ensino de Primavera do Leste – MT. Os sujeitos participantes da pesquisa foram 07 (sete) professoras que participaram do curso de formação do PNAIC. A fundamentação teórica pautou-se principalmente nos estudos de Lima, Teles e Leal (2012), Cruz, Manzoni e Silva (2012), Brainer e Teles (2012), Ferreira e Cavalcante (2012) entre outros que contribuíram de forma significativa para a compreensão do estudo. Dos dados coletados, uma das indicações é que ainda ocorrem ações descontextualizadas ou fragmentadas, porém há um movimento de mudança na prática pedagógica dos profissionais. E que, dentre a literatura, os jogos e as brincadeiras, as professoras utilizaram mais a literatura e os jogos em suas aulas, umas mais timidamente que outras, e as brincadeiras não se fizeram presentes.
Palavras-chave: Planejamento. Diversificação de práticas pedagógicas. Sequência didática. Literatura, jogos e brincadeiras. PNAIC.
Pnaic and the pedagogical practice of some teachers from the Municipal Network of Primavera do Leste, Mato Grosso State
ABSTRACTThis article refers to a survey conducted during the course of the Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC / 2015 (National Pact for lettering on the rigth age). The objective was to observe the application of planning by teachers in their practice in the classroom, the diversification of educational practices and if the didactic sequence contemplated literature, play and games. We had a central issue: do the teachers who attended the course PNAIC diversify their teaching practices in the classroom and include literature, play and games to develop a didactic sequence? The methodology adopted is qualitative with approach by Ball and Bowe Policy Cycle (1992, 1994). It was used for this study the practical context. The research locus was a Primavera do Leste – MT municipal school. The research subjects were 07 (seven) teachers who participated in the training course PNAIC. The theoretical framework was based primarily on studies by Lima, Teles and Leal (2012), Cruz, Manzoni and Silva (2012), Brainer and Teles (2012), Ferreira and Cavalcante (2012) among others that have contributed significantly to the understanding of this study. According to collected data, it still occurs decontextualized and fragmented actions, but there is a trend for changing the teaching practice of those professionals. Among literature, play and games, teachers used literature and games in their classes. Some more than others, but play was off their practices.
Keywords: Planning. Diversification of pedagogical practices. Didactic sequence. Literature, play and games. PNAIC.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta Revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).