O PNAIC E A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE ALGUMAS PROFESSORAS DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE PRIMAVERA DO LESTE – MT

Autores/as

  • Kátia Cristina Carse Alcover

DOI:

https://doi.org/10.33362/professare.v5i3.879

Resumen

Este artigo refere-se a uma pesquisa realizada durante o curso de formação Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC / 2015 que teve por objetivo observar a aplicação do planejamento pelas professoras na prática, em sala de aula, a diversificação de práticas pedagógicas e se a sequência didática contemplava literatura, jogos e brincadeiras. Esta foi a questão central - As professoras que participaram do curso do PNAIC diversificam suas práticas pedagógicas em sala de aula e contemplam a literatura, os jogos e as brincadeiras ao desenvolverem uma sequência didática? A metodologia adotada é qualitativa com abordagem no Ciclo de Políticas de Ball e Bowe (1992; 1994), sendo utilizado para este estudo o contexto da prática. O lócus da pesquisa foi uma escola da rede municipal de ensino de Primavera do Leste – MT. Os sujeitos participantes da pesquisa foram 07 (sete) professoras que participaram do curso de formação do PNAIC. A fundamentação teórica pautou-se principalmente nos estudos de Lima, Teles e Leal (2012), Cruz, Manzoni e Silva (2012), Brainer e Teles (2012), Ferreira e Cavalcante (2012) entre outros que contribuíram de forma significativa para a compreensão do estudo. Dos dados coletados, uma das indicações é que ainda ocorrem ações descontextualizadas ou fragmentadas, porém há um movimento de mudança na prática pedagógica dos profissionais. E que, dentre a literatura, os jogos e as brincadeiras, as professoras utilizaram mais a literatura e os jogos em suas aulas, umas mais timidamente que outras, e as brincadeiras não se fizeram presentes.

Palavras-chave: Planejamento. Diversificação de práticas pedagógicas. Sequência didática. Literatura, jogos e brincadeiras. PNAIC.

Pnaic and the pedagogical practice of some teachers from the Municipal Network of Primavera do Leste, Mato Grosso State

ABSTRACT

This article refers to a survey conducted during the course of the Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC / 2015 (National Pact for lettering on the rigth age). The objective was to observe the application of planning by teachers in their practice in the classroom, the diversification of educational practices and if the didactic sequence contemplated literature, play and games. We had a central issue: do the teachers who attended the course PNAIC diversify their teaching practices in the classroom and include literature, play and games to develop a didactic sequence? The methodology adopted is qualitative with approach by Ball and Bowe Policy Cycle (1992, 1994). It was used for this study the practical context. The research locus was a Primavera do Leste – MT municipal school. The research subjects were 07 (seven) teachers who participated in the training course PNAIC. The theoretical framework was based primarily on studies by Lima, Teles and Leal (2012), Cruz, Manzoni and Silva (2012), Brainer and Teles (2012), Ferreira and Cavalcante (2012) among others that have contributed significantly to the understanding of this study. According to collected data, it still occurs decontextualized and fragmented actions, but there is a trend for changing the teaching practice of those professionals. Among literature, play and games, teachers used literature and games in their classes. Some more than others, but play was off their practices.

Keywords: Planning. Diversification of pedagogical practices. Didactic sequence. Literature, play and games. PNAIC.

Biografía del autor/a

Kátia Cristina Carse Alcover

Possuo licenciatura em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina - UEL e Mestrado em Educação pela Universidade Fedeal de Mato Grosso - UFMT.

Publicado

2016-12-22

Cómo citar

Carse Alcover, K. C. (2016). O PNAIC E A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE ALGUMAS PROFESSORAS DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE PRIMAVERA DO LESTE – MT. Professare, 5(3). https://doi.org/10.33362/professare.v5i3.879

Número

Sección

ARTIGOS