EDUCAÇÃO E MÉTODO DE ENSINO: A RELAÇÃO ENSINO APRENDIZAGEM PELO VIÉS DOS ESTUDANTES
DOI:
https://doi.org/10.33362/professare.v6i1.1251Abstract
Orientador: Prof. Dr. Adelcio Machado dos Santos
Defesa em: 17 mar. 2017
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo dar voz ao principal agente do campo educacional: o estudante. O trabalho foi realizado entre estudantes do ensino médio integrado do Instituto Federal Catarinense – Campus Videira. Este estudo foi desenvolvido por meio de uma pesquisa qualitativa, de abordagem descritiva. Os autores que alicerçaram a presente pesquisa foram: Aranha (1996), Candau (2011, 2013), Franco (2008), Frigotto; Ramos (2012), Luzuriaga (1985), Morin (2003, 2013), Saviani (2009, 2011), Tardif (2012), Tavares (2001), Vigotski (2003). A partir dos dados, foi possível realizar uma análise sobre o pensamento dos estudantes sobre metodologia de ensino e educação no ensino médio integrado do IFC – Campus Videira. Ao longo da pesquisa foi possível identificar algumas lacunas existentes no processo pedagógico em relação às expectativas dos estudantes quanto a aprendizagem. Foi possível também verificar o pensamento dos estudantes com relação ao tempo de exposição do professor, o conhecimento adquirido no processo e a importância sobre a veiculação de assuntos como política, governo e sociedade. O estudo apontou a importância de ouvirmos os estudantes sobre os processos de ensino aprendizagem, demonstrando alto nível de respostas, o que pode ser o início de uma quebra de paradigmas, no que tange as diferenças existentes entre escolas públicas e particulares no Brasil. Se em alguns anos atrás não era possível fazer essa comparação devido ao grande hiato existente entre as duas realidades educacionais, os Institutos Federais (IFs), podem estar surgindo para demonstrar a possibilidade que temos em ter uma escola pública gratuita e de qualidade.
Palavras-chave: Educação. Educação Integral. Processos de Ensino e Aprendizagem.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta Revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).