A INFLUÊNCIA DO NEOLIBERALISMO NA EDUCAÇÃO: REFLEXO NA FORMAÇÃO DOCENTE

Authors

  • Janine Felix Silva Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR
  • Gleidenira Lima Soares Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR

DOI:

https://doi.org/10.33362/professare.v7i1.1531

Abstract

O artigo visa contribuir com as discussões acerca da influência do neoliberalismo, por intermédio das agências internacionais multilaterais na estrutura educacional brasileira e o reflexo dessa influência no processo de formação de docente. Para isso, utilizaremos como fontes: a) o documento do Ministério da Educação (MEC) sobre “Políticas Nacionais de Formação de Professores” (2017), b) a Resolução Nº 2 do Conselho Nacional de Educação (2015), c) o documento “Atingindo uma educação de nível mundial no Brasil: próximos passos” (sumário Executivo – do BM) e autores como Borges (2010), Gentili (1996), Mészáros (2002), Moraes (2001), Shiroma, Campos e Garcia (2005), entre outros. Embora o principal foco das agências internacionais multilaterais, em especial do Banco Mundial, seja a educação básica, visando através disto erradicar a pobreza em países periféricos, sua política econômica/educacional se reflete na formação de professores tendo em vista que esta está atrelada àquela. Desse modo, a influência das agências internacionais como o Banco Mundial, as instituições educacionais brasileiras voltam os seus objetivos para a adequação da força de trabalho para as regras estabelecidas pelo capital, além de omitir o verdadeiro interesse econômico transnacional nas políticas públicas educacionais dos países periféricos, nesse caso, do Brasil.

Palavras-chave: Banco Mundial. Currículo. Educação. Formação inicial. Capital.

ABSTRACT

The article aims to contribute to the discussions about the influence of neoliberalism, through multilateral international agencies (specifically the World Bank) in the Brazilian educational structure and the reflection of this influence in the process of teacher training. To do so, we will use as sources: a) the Ministry of Education (MEC) document on "National Teacher Education Policies" (2017), b) Resolution No. 2 of the National Education Council (2015), c) the document "Reaching a world-class education in Brazil: next steps" (Executive Summary - BM) and authors such as Borges (2010), Gentili (1996), Mészáros (2002), Moraes (2001), Shiroma, Campos e Garcia (2005), among others. Although the main focus of the multilateral international agencies, especially the World Bank, is basic education, aiming to eradicate poverty in peripheral countries, its economic / educational policy is reflected in the training of teachers in view of the fact that it is linked to that. Thus, through the influence of international agencies (specifically, the World Bank), Brazilian educational institutions return their objectives to the adequacy of the labor force to the rules established by capital, as well as to omit the true transnational economic interest in the educational public policies of peripheral countries, in this case, Brazil.

Keywords: World Bank. Curriculum. Education. Initial formation. Capital. Marketplace.

Author Biographies

Janine Felix Silva, Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR

Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), Mestre em Ciências da Linguagem pela Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), graduada em Letras pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).Atualmente docente Adjunta Classe C, lotada no Departamento de Ciências da Linguagem DACL, UNIR/Campus de Guajará-Mirim.

Gleidenira Lima Soares, Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR

Mestre em Ciências da Linguagem pela Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), graduada em Letras pela Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Atualmente docente substituta, lotada no Departamento de Ciências da Linguagem DACL, UNIR/Campus de Guajará-Mirim.

Published

2018-09-07

How to Cite

Silva, J. F., & Soares, G. L. (2018). A INFLUÊNCIA DO NEOLIBERALISMO NA EDUCAÇÃO: REFLEXO NA FORMAÇÃO DOCENTE. Professare, 7(1), 26–40. https://doi.org/10.33362/professare.v7i1.1531

Issue

Section

ARTIGOS