PROFESSORES NA LUTA DE CLASSES: RELEMBRANDO LUKÁCS
DOI:
https://doi.org/10.33362/professare.v7i2.1595Abstract
Trata-se de um artigo que visa, através de revisão bibliográfica com cruzamento de ideias e discussão entre autores, discutir e analisar qual é a o posicionamento e a função do professorado da educação básica pública brasileira na luta de classes a partir do marxismo. Para tanto, primeiramente foram analisados estudos sobre o posicionamento do professorado enquanto classe de acordo com a teoria marxista, concluindo com seu posicionamento alinhado ao proletariado. Após isso, foi analisada a tese da proletarização docente no Brasil, entendida como o processo de transformação do professorado em classe explorada pelo capital, cada vez mais próxima do proletariado. Logo após, foi identificado e analisado o processo de sindicalização docente no Brasil, entendido como um processo importante de identificação política entre o professorado e o proletariado. Por sim, visando o cumprimento do objetivo, foram analisadas as contribuições de Georg Lukács em História e Consciência de Classe no sentido de um resgate histórico do sentido da união entre os trabalhadores e de sua consciência de classe.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta Revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).