TEMPOS E ESPAÇOS PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFISSIONAIS DA EJA DO RS: A EXPERIÊNCIA DA UFPEL NA MODALIDADE EaD
DOI:
https://doi.org/10.33362/professare.v3i1.279Abstract
Neste trabalho, apresenta-se a experiência de organização e implementação, na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), do Curso de Aperfeiçoamento de Educação de Jovens e Adultos na Diversidade (EJAD), promovido pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECADI) no âmbito da Universidade Aberta do Brasil (UAB). O curso tinha por objetivo contribuir com a Formação Continuada de professores que trabalham com EJA na Educação Básica da Rede Pública de Ensino. Pretende-se, portanto, compartilhar as reflexões decorrentes da experiência de trabalho como coordenadora geral e coordenador de tutoria do curso e divulgar os resultados obtidos. Entre os resultados obtidos, contamos tanto a inclusão digital de alguns professores quanto a proposição de inúmeros projetos visando modificar a realidade das regiões abarcadas pelo curso. Com este relato, espera-se que mais projetos ligados à formação continuada em EJA na modalidade EaD possam ser pensados e estruturados tanto pela UFPel quanto por outras Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras.
Palavras-chave: EJA. Formação de Continuada de Professores. Educação a distância. Políticas Públicas.
ABSTRACTThis paper aims at describing our experience in preparing and implementing at Federal University of Pelotas (UFPel) a continuing education distance course for public educators working in young adult and adult education programs. The course was developed in partnership with the Diversity, Literacy and Continuing Education Department of the Ministry of Education of Brazil (SECADI/MEC) through the Open University of Brazil (UAB), and its main purpose was to offer public teachers an opportunity to continue their education. We intend therefore to share some reflections on our experience as course coordinator and teaching assistant coordinator as well to disseminate the results of this project, among which it is worth highlighting the digital inclusion of teachers and the design of projects with the aim of overcoming educational problems in the regions reached by the course. By means of this account, we hope to stimulate Brazilian educators’ interest in conceiving projects related to young adult and adult education, especially through distance education courses.
Keywords: Young adult and adult education, continuing teacher education, distance education and public policies.
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