HISTÓRIA E ÉPOCAS: O RISCO E A COR COMO ESPELHO DE UMA MATERIALIDADE

Authors

  • Mario Cesar Brinhosa Uniarp, Caçador, SC

DOI:

https://doi.org/10.33362/professare.v3i1.289

Abstract

Historia e épocas é uma intelecção que se insere na busca de compreender como a arte serve aos seus senhores, notadamente a partir do século XX. Este século é um marco na história da arte, já que a mesma se insere no rol das mercadorias significativas para o mercado especulativo. Notadamente, a arte se manifesta em forma de espetáculos que são produzidos com ciência e tecnologia capazes de transformar o produto – a obra de arte – em mercadoria rentável. Nesse espetáculo, o reconhecimento do artista passa pelo processo de ser aceito/escolhido, produzido e midiatizado e apresentado ao grande mercado. Dessa forma, reflete-se em que medida o autor/artista se transforma em mercadoria enquanto interesse da política mercantilista de um sistema capitalista, ainda, imperialista. Dentro dessa intelecção cabe perguntar a função dos Museus e galerias de arte na dinâmica de consagrar e ou marginalizar obras e artistas.

Palavras-chaves: Arte. Mercado. Espetáculo. Artista. Reconhecimento.

ABSTRACT

History and times in a perception directly related to the search to understand how art serves to its masters, clearly seen from XX century onwards. This century is a historical mark in art, since the art inserts itself in the list of significant merchandise for the speculative market. Art particularly manifests itself as shows, which are produced with science and technology capable of transforming the product – the artwork – in profitable merchandise. In this show, the recognition of the artist goes through a process of being accepted/chosen, produced and transformed by the media and then introduced to the market. This is how an author/artist becomes merchandise, while there are mercantilist political interests of a capitalist system, which is still imperialist. Considering this understanding, it is most valid to question the role of museums and art galleries in the process of consecrating or devaluing artworks and artists.

Keywords: Art. Market. Show. Artist. Recognition.

Author Biography

Mario Cesar Brinhosa, Uniarp, Caçador, SC

Licenciado em Historia/UFSC. Mestre em Educação/UFSC. Doutor em Historia/USP. Professor Titular do Departamento de Historia da UNIARP/Caçador/SC.

Published

2014-12-01

How to Cite

Brinhosa, M. C. (2014). HISTÓRIA E ÉPOCAS: O RISCO E A COR COMO ESPELHO DE UMA MATERIALIDADE. Professare, 3(1), 84–97. https://doi.org/10.33362/professare.v3i1.289

Issue

Section

ARTIGOS