ASPECTOS EDUCATIVOS DOS SUPER-HERÓIS NA PERSPECTIVA DA ÉTICA DE ARISTÓTELES
DOI:
https://doi.org/10.33362/professare.v3i2.316Abstract
Esta pesquisa apresenta a educação através de outras mídias, a importância das histórias em quadrinhos, o seu aspecto pedagógico, principalmente no que tange à formação da consciência moral das crianças e dos adolescentes e na construção de uma vida boa. O fascínio que os personagens exercem, figurando como exemplos heroicos, onde estes abordam, de forma exemplar, a maneira de enfrentar e de solucionar questões e tais problemas é que remete à obra de Aristóteles ‘Ética a Nicômaco’. Tomando a ética aristotélica das virtudes como referência teórica, pretende-se apresentar alguns super-heróis, tais como; Batman, Homem-Aranha, X-men e Super-Homem, e mostrar como cada um deles apresenta um aspecto importante da referida ética. Destacando a ética aristotélica.
Palavras-chave: Ética. Mídias na Educação. Super-Heróis. Histórias em quadrinhos. Aristóteles.
ABSTRACTThis research provides education through other media, the importance of comics, its pedagogical aspect, especially with regard to the formation of the moral conscience of children and adolescents and to build a good life. The fascination that the characters play, appearing as heroic examples, where they discuss, in an a exemplary manner, how to address and resolve issues, and such problems is that refers to the work of Aristotle’s ‘Nicomachean Ethics’. Taking the Aristotelian ethics of virtue as the theoretical framework, we intend to present some superheroes, such as: Batman, Spiderman, X-men and Superman, and show how each has such an important aspect of ethics. Highlighting Aristotelian ethics.
Keywords: Ethics. Media educations. Superhero. Comics. Aristotle.
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