EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO ESPECIAL: PROCESSOS INTERDISCIPLINARES DE APREDIZAGEM

MATHEMATICAL EDUCATION AND SPECIAL EDUCATION: INTERDISCIPLINARY LEARNING PROCESSES

Authors

DOI:

https://doi.org/10.33362/professare.v13i00.3435

Keywords:

Matemática, Inclusão, Educação Especial, Desafios

Abstract

Um dos principais desafios dentro do ambiente educacional é fazer com que a escola se torne um lugar inclusivo com capacidade de atendimento de seus educandos a partir do respeito e reconhecimento de suas particularidades. E para que isso ocorra é necessário que o professor desempenhe um papel fundamental tendo em vista que a possibilidade deste desenvolvimento inclusivo ocorre principalmente dentro de sala de aula. Porém, ao que engloba a Educação e o Ensino da Matemática existe a necessidade de investigar como é dada a atuação do professor tendo em vista que existem poucas discussões sobre está temática que podem influenciar de forma direta em suas práticas e ações pedagógicas. A proposta deste artigo é incentivar a reflexão sobre o problema de inclusão escolar, apresentando formas de enfrentamento e

acolhimento inclusivo a partir dos princípios da interdisciplinaridade e da atitude/ação interdisciplinar do educador. Sob a ótica da interdisciplinaridade possuir um caráter polissêmico, com base em elementos culturais de natureza epistemológica, ontológica e metodológica, a ação interdisciplinar encontra espaços de efetivação através dos sujeitos que buscam o acolhimento inclusivo onde se considere elementos como: estar em constante aprendizado, aprender com as diferenças, compreender que cada indivíduo possui suas especificidades, perceber as limitações em um processo constante de autoconhecimento, estudar continuamente a temática e entender que cada indivíduo é único e necessita de compreensão. Como consequência, este estudo buscou responder à questão de pesquisa: Quais os reflexos que o ensino da matemática tem durante o ensino de alunos especiais.

Palavras chave: Matemática. Inclusão. Educação Especial. Desafios.

 Abstract

 One of the main challenges within the educational environment is to make the school become an inclusive place capable of serving its students based on respect and recognition of their particularities. And for this to happen, it is necessary for the teacher to play a fundamental role, considering that the possibility of this inclusive development occurs mainly within the classroom. However, in what encompasses Education and Mathematics Teaching, there is a need to investigate how the teacher's performance is given, considering that there are few discussions on this theme that can directly influence their pedagogical practices and actions. The purpose of this article is to encourage reflection on the problem of school inclusion, presenting forms of coping and inclusive acceptance based on the principles of interdisciplinarity and the educator's interdisciplinary attitude/action. From the perspective of interdisciplinarity having a polysemic character, based on cultural elements of an epistemological, ontological and methodological nature, interdisciplinary action finds spaces of effectiveness through subjects who seek inclusive reception where elements such as: being in constant learning, learning from differences, understanding that each individual has their specificities, perceiving the limitations in a constant process of self-knowledge, continuously studying the subject and understanding that each individual is unique and needs understanding. As a consequence, this study sought to answer the research question: What are the effects that the teaching of mathematics has on teachers during the teaching of special students.

Keywords: Mathematics. Inclusion. Special education. Challenges.

Author Biographies

Maria José de Figueiredo Lima, Fundação Universitária Iberoamericana

Possui graduação em Geografia pela Autarquia Educacional de Serra Talhada AESET(1997). Atualmente é Professora do Ensino Fundamental I da Secretaria Municipal de Educação de Porto Velho. Tem experiência na área de Educação. 

Adriana de Menezes, Universidade Candido Mendes

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense. Tem Especialização em Psicopedagogia pela UCAM. Atua como professora da Rede Municipal de Educação de Niterói. Em 2012 a 2016 integrou a equipe da Secretaria Municipal de Niterói, exercendo as funções de Coordenadora Pedagógica de um polo de escolas, realizando acompanhamentos periódicos e formações de aperfeiçoamento com os professores, com abordagens em Linguagem e Matemática. Nesse mesmo período atuou como Coordenadora Local do PNAIC. Atuou como Formadora no Programa Brasil Alfabetizado, no município de Niterói. Tenho interesse nas seguintes temáticas: Alfabetização, Educação Infantil, Cotidiano Escolar, Justiça Social, Formação de Professores, Inclusão e Políticas Públicas. Pesquisadora das infâncias e integrante dos Grupos de Pesquisa: Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Linguagem, Infância e Formação (GLIFo) na UERJ FFP, Grupo de Pesquisa da(s) Infância(s), Formação de Professores(as) e Diversidade Cultural (GIFORDIC) na UERJ FFP SG e o Grupo de Pesquisa Infâncias, Tradições Ancestrais e Cultura Ambiental (GITAKA) na UNIRIO. 

Luci Rocha, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales

Possui graduação em História pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Alegre(2007). Atualmente é Professora da Secretaria de Educação do Estado do Espírito Santo. 

Elciete de Campos Moraes, Universidade Federal do Pampa

Possui graduação em Matemática pela Universidade Católica de Pelotas (2002), curso de Especialização em Metodologia do Ensino da Matemática pela Universidade Católica de Pelotas (2008), curso de Especialização "Lato Sensu em Supervisão Escolar oferecido pelo Instituto de Ciências Sociais e Humanas (2015) e Curso de Pós Graduação "Lato Sensu" em Gestão e Coaching Educacional oferecido pela Faculdade Campos Eliseu (2021). Atuou na direção da EMEI Gov. Leonel de Moura Brizola de 2013 a agosto 2020. Foi Presidente do CME de 2018 a março de 2020. Foi Presidente do Conselho Municipal de Educação. Servidora pública Estadual e Municipal. Atualmente atua como regente de classe na Escola Municipal de Ensino Fundamental Visconde de Mauá como professora de Matemática Séries Finais, Coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental Séries Finais, e vice-diretora do Ensino Médio Noturno e Educação Técnica Profissional no Instituto Estadual de Educação Aimone Soares Carriconde. Mestranda no curso de Mestrado Profissional de Educação na UNIPAMPA, Jaguarão. 

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Published

2025-02-20

How to Cite

Freitas, V. da S., Lima, M. J. de F., Menezes, A. de, Rocha, L., & Elciete de Campos Moraes. (2025). EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO ESPECIAL: PROCESSOS INTERDISCIPLINARES DE APREDIZAGEM: MATHEMATICAL EDUCATION AND SPECIAL EDUCATION: INTERDISCIPLINARY LEARNING PROCESSES. Professare, 13(00), e3435. https://doi.org/10.33362/professare.v13i00.3435

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