EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO ESPECIAL: PROCESSOS INTERDISCIPLINARES DE APREDIZAGEM
MATHEMATICAL EDUCATION AND SPECIAL EDUCATION: INTERDISCIPLINARY LEARNING PROCESSES
DOI:
https://doi.org/10.33362/professare.v13i00.3435Keywords:
Matemática, Inclusão, Educação Especial, DesafiosAbstract
Um dos principais desafios dentro do ambiente educacional é fazer com que a escola se torne um lugar inclusivo com capacidade de atendimento de seus educandos a partir do respeito e reconhecimento de suas particularidades. E para que isso ocorra é necessário que o professor desempenhe um papel fundamental tendo em vista que a possibilidade deste desenvolvimento inclusivo ocorre principalmente dentro de sala de aula. Porém, ao que engloba a Educação e o Ensino da Matemática existe a necessidade de investigar como é dada a atuação do professor tendo em vista que existem poucas discussões sobre está temática que podem influenciar de forma direta em suas práticas e ações pedagógicas. A proposta deste artigo é incentivar a reflexão sobre o problema de inclusão escolar, apresentando formas de enfrentamento e
acolhimento inclusivo a partir dos princípios da interdisciplinaridade e da atitude/ação interdisciplinar do educador. Sob a ótica da interdisciplinaridade possuir um caráter polissêmico, com base em elementos culturais de natureza epistemológica, ontológica e metodológica, a ação interdisciplinar encontra espaços de efetivação através dos sujeitos que buscam o acolhimento inclusivo onde se considere elementos como: estar em constante aprendizado, aprender com as diferenças, compreender que cada indivíduo possui suas especificidades, perceber as limitações em um processo constante de autoconhecimento, estudar continuamente a temática e entender que cada indivíduo é único e necessita de compreensão. Como consequência, este estudo buscou responder à questão de pesquisa: Quais os reflexos que o ensino da matemática tem durante o ensino de alunos especiais.
Palavras chave: Matemática. Inclusão. Educação Especial. Desafios.
Abstract
One of the main challenges within the educational environment is to make the school become an inclusive place capable of serving its students based on respect and recognition of their particularities. And for this to happen, it is necessary for the teacher to play a fundamental role, considering that the possibility of this inclusive development occurs mainly within the classroom. However, in what encompasses Education and Mathematics Teaching, there is a need to investigate how the teacher's performance is given, considering that there are few discussions on this theme that can directly influence their pedagogical practices and actions. The purpose of this article is to encourage reflection on the problem of school inclusion, presenting forms of coping and inclusive acceptance based on the principles of interdisciplinarity and the educator's interdisciplinary attitude/action. From the perspective of interdisciplinarity having a polysemic character, based on cultural elements of an epistemological, ontological and methodological nature, interdisciplinary action finds spaces of effectiveness through subjects who seek inclusive reception where elements such as: being in constant learning, learning from differences, understanding that each individual has their specificities, perceiving the limitations in a constant process of self-knowledge, continuously studying the subject and understanding that each individual is unique and needs understanding. As a consequence, this study sought to answer the research question: What are the effects that the teaching of mathematics has on teachers during the teaching of special students.
Keywords: Mathematics. Inclusion. Special education. Challenges.
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