POLÍTICAS PÚBLICAS VOLTADAS AO IDOSO, COM RECORTE NA EDUCAÇÃO: O PROGRAMA UNIVERSIDADE ABERTA DA MAIOR IDADE (UAMI)/UNIARP/CAÇADOR
DOI:
https://doi.org/10.33362/professare.v4i2.657Abstract
Com o processo de envelhecimento humano, os idosos se deparam com vários desafios. O preconceito, a solidão, a depressão, a exclusão social decorrente de um modelo econômico que os considera “descartáveis”. Visando superar tais obstáculos, surgem as Universidades Abertas à Terceira Idade com uma proposta educacional não formal, propiciando uma pedagogia para reinventar essa etapa da vida, para adquirir novos conhecimentos sobre si e o mundo, melhorando as relações sociais. Assim sendo, propôs-se pesquisar o Programa Universidade Aberta da Maior Idade (UAMI), oferecido pela Universidade Alto Vale do Rio do Peixe, de Caçador, por meio de uma metodologia crítica/qualitativa, dimensionando o impacto de efetividade, decorrente da mudança de vida de seus estudantes. O estudo foi realizado com estudantes do programa oferecido em Caçador e Fraiburgo, de setembro de 2013 a julho de 2014, através da análise de questionários, documentos institucionais e grupo focal. A pesquisa apontou que o Programa UAMI é caracterizado pela perspectiva de educação permanente e opera positivamente na melhoria da qualidade de vida de seus estudantes, propiciando a eles a aquisição de novos conhecimentos, o convívio com outras pessoas e o autoconhecimento. Os depoimentos dos estudantes revelam mudanças significativas na vida deles após o ingresso no programa, tanto nos aspectos físico e mental como no psicológico. Apontam que a UAMI foi uma possibilidade de superação de vários obstáculos da vida deles. Revela também a pesquisa que o Programa UAMI vem de encontro com as lutas dos idosos brasileiros pelo reconhecimento de seus direitos garantidos pela legislação, configurando-se como empoderamento das pessoas com mais idade.
Palavras-chave: Idosos. Educação. Universidades Abertas à Terceira Idade.
PUBLIC POLICIES DIRECTED TO THE ELDERLY, WITH EMPHASIS IN EDUCATION: THE PROGRAMA UNIVERSIDADE ABERTA DA MAIOR IDADE (UAMI)/UNIARP/CAÇADOR
ABSTRACT
As people age, they face several challenges. Prejudice, loneliness, depression, and social exclusion are caused by an economic model that take them as “disposable”. In order to overcome such obstacles, it has been recently created the so-called Universidades Abertas à Terceira Idade. Adopting a non-formal educational proposal, they provide a pedagogy that helps the elder to reinvent this stage of their lives, allowing them to acquire new knowledge about themselves and the world, ultimately improving their social relationships. This context has motivated us to carry out a series of analyses of the Programa Universidade Aberta da Maior Idade (UAMI), offered by the Universidade Alto Vale do Rio do Peixe of Caçador, through a critical/qualitative methodology, evaluating the effectiveness of the impacts produced by changes in the students’ life style. The study involved students enrolled in the program offered in Caçador and Fraiburgo, from September 2013 to July 2014, by analyzing questionnaire responses, institutional documents and Focus Group. The analysis showed that the UAMI program is characterized by a lifelong learning perspective and acts positively on improving the quality of life of its students, allowing them to acquire new knowledge, socializing with others, and improving their selfknowledge. The students’ testimonies reveal significant changes in their lives after enrolling into the program, both in physical, mental, as well as psychological aspects. They point out that UAMI was an opportunity for them to overcome various obstacles in their lives. The research also reveals that the UAMI program empowers the Brazilian senior citizens, helping them in their daily struggle to have their rights, guaranteed by law, effectively recognized.
Keywords: Elderly. Education. Universidades Abertas à Terceira Idade.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta Revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).