PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA: COOPERANDO E DANÇANDO DE MÃOS DADAS, BUSCANDO A INCLUSÃO ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.33362/professare.v4i3.845Abstract
Objetivo: avaliar, por meio dos dizeres dos alunos com e sem deficiência intelectual do 6° ano e a Professora de apoio, se prática pedagógica (jogos cooperativos e danças circulares) vivenciada nas aulas de Educação Física possibilita amizade e inclusão escolar de alunos com deficiência intelectual. Metodologia: pesquisa de caráter qualitativo - foram selecionados 19 sujeitos, sendo 18 alunos e 1 (uma) professora de apoio, de um 6º ano de uma escola da rede estadual de Indaial-SC; instrumentos utilizados para coleta de dados: entrevista semiestruturada e entrevista focal. Conclusão: por meio da pedagogia da cooperação, pudemos abrir os olhos dos nossos alunos para questões de companheirismo, ajuda mútua, socialização, reconhecer-se perante o grupo, como também ideais de cooperativismo e de inclusão. Quanto às danças circulares, estas tiveram como objetivos unir a turma, o que consideramos que foi atingido, pois, segundo os alunos, nessas danças todo mundo dança com todo mundo. Entendemos que possibilitou a afetividade, trabalho em grupo e a amizade. A dança circular foi uma prática pedagógica que contribuiu com a possibilidade da inclusão escolar dos alunos com deficiência intelectual e dos demais alunos; ajudou na socialização de quem era antissocial, na autoestima, na confiança entre os alunos e pôs um fim no medo de se relacionar com outras pessoas, dando abertura para a formação de amizades e a inclusão de todos.
Palavras-chave: Inclusão escolar. Práticas pedagógicas. Educação Física.
Pedagogical practices in physical education: cooperating and dancing hand in hand, seeking the school inclusion
ABSTRACTObjective: to evaluate, through the reports of students with and without intellectual disabilities in the 6th grade and teacher support, if pedagogical practice (circular cooperative games and dances) lived in Physical Education classes allow friendship and the inclusion of the students with intellectual disabilities. Methodology: qualitative research study, in which we selected 19 subjects, 18 students and one teacher support, a 6th year of a state school located in Indaial-SC; the instruments used for data collection were semi-structured interviews and focus interview. Conclusion: through the pedagogy of cooperation, it was possible to “open the eyes” of the students to issues like fellowship, mutual help, socialization, recogntion by the group, as well as ideals of cooperativism and inclusion. As for the circular dances, the objectives were to join the class, and the objective was reached because, according to the students, when dancing, everyone dances with everyone and it was possible to develop affectivity, teamwork and friendship among all the students. The circular dance was a pedagogical practice that contributed to the possibility of school inclusion of students with intellectual disabilities and the other students; it helped to the socialization of the antisocial, shy, self-esteem, confidence among all the students and put an end to the fear of relating to other people, thus giving room for the formation of friendships and inclusion to all.
Keywords: School Inclusion. Pedagogical practices. Physical Education.
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