REFLEXÕES SOBRE AVALIAÇÃO: O ENADE PARA OS CURSOS DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA

Autores/as

  • Gabrielle Staniszewski Universidade Estadual do Centro-Oeste

DOI:

https://doi.org/10.33362/professare.v6i2.1096

Resumen

Um bom resultado no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) tem sido motivo de orgulho e status conferido às Instituições de Ensino Superior atualmente. Afinal, a avaliação atribui a seus cursos uma espécie de "selo de qualidade". Voltando o olhar para o curso de Publicidade e Propaganda, este artigo tem por objetivo compreender as provas do Enade em relação à percepção dos estudantes sobre ela. Para este fim, realiza um breve apanhado acerca da relação entre formação e avaliação, apoiado em especial no pesquisados José Dias Sobrinho, passando pelo Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (Sinaes) e o Enade, realizando uma análise documental das provas e relatórios 2012 do referido curso. A título de complementar a pesquisa, optou-se por observar também a prova mais recente, de 2015. Os resultados são observados sob uma perspectiva Pragmática da Comunicação, e demonstram que a prova de 2012 é bastante tecnicista com relação à prática esperada dos futuros profissionais da área, e a principal dificuldade dos alunos em realizarem o exame foi a falta de motivação, mostrando como ainda há pouca integração entre a avaliação e o cotidiano acadêmico. A prova de 2015, no entanto, apresenta uma melhor adequação às transformações ocorridas no mundo da publicidade, aparentando que o esforço em acompanhá-las não se encontra apenas nas salas de aula, mas no repensar os conteúdos relevantes para que o aluno atue em sociedade não apenas como profissional, mas como cidadão.

Palavras-chave: Avaliação. Enade. Ensino de Publicidade e Propaganda.

ABSTRACT

A good result in the National Student Performance Exam (Enade) has been a source of pride and status given to Universities today. After all, the evaluation attributes to its courses a kind of "seal of quality". Looking at the Advertising and Propaganda course, this article aims to understand the evidence of the Enade in relation to the students' perception of it. To this end, it makes a brief text about the relationship between training and evaluation, supported in particular by Professor José Dias Sobrinho, through the National System of Evaluation of Higher Education (Sinaes) and Enade, conducting a documentary analysis of the tests and reports 2012 Course. As a complement to the research, it was also chosen to observe the most recent test of 2015. The results are observed from a Pragmatic perspective of Communication, and demonstrate that the 2012 test is quite technical in relation to the expected practice of future professionals of the area, and the main difficulty for the students to take the exam was the lack of motivation, showing how there is still little integration between the evaluation and the daily academic. However, the test of 2015 presents a better adaptation to the transformations that have occurred in the advertising world, appearing that the effort to accompany them is not only found in the classrooms, but in rethinking the relevant contents so that the student acts in society not only as a professional but as a citizen.

Keywords: Evaluation. Enade. Teaching of Advertising.

Biografía del autor/a

Gabrielle Staniszewski, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Professora Colaboradora do Departamento de Comunicação Social da Universidade Estadual do Centro-Oeste. Mestre em Comunicação.

Publicado

2017-11-19

Cómo citar

Staniszewski, G. (2017). REFLEXÕES SOBRE AVALIAÇÃO: O ENADE PARA OS CURSOS DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA. Professare, 6(2), 25–52. https://doi.org/10.33362/professare.v6i2.1096

Número

Sección

ARTIGOS