A EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA NO MUNICÍPIO DE PORTO VELHO (RO): DIAGNÓSTICO E PROPOSIÇÕES

Autores/as

  • Julie Dorrico Doutoranda no PPG de Letras da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.33362/professare.v6i2.1212

Resumen

Este texto pretende levantar uma discussão acerca da educação escolar indígena e suas práticas pedagógicas no município de Porto Velho/RO. Para isso, abordam-se quatro momentos argumentativos: 1) o panorama legal pelo qual passou a educação escolar indígena de modo geral no país; 2) a necessidade de se problematizar a existência da educação específica e diferenciada garantida na Constituição aos povos indígenas; 3) a importância do ensino de mitos locais, regionais e nacionais na sala de aula para dinamizar os saberes ameríndios para os estudantes indígenas e não indígenas; 4) uma propositura para a implantação de uma representação no sistema de ensino no município de Porto Velho/RO. Com isso, pretende-se que este texto possa contribuir para uma reavaliação nas políticas públicas voltadas à educação escolar dos povos indígenas, sua representatividade e alcance em Porto Velho/RO.

Palavras-chave: Educação Escolar Indígena. Documentos Legais. Ensino. Porto Velho.

ABSTRACT

This paper intends to problematize the Indigenous school education and its pedagogical practices in the city of Porto Velho/RO. In order to perform that, the paper will thematize four moments: 1) the legal basis from which Brazilian Indigenous education was constructed on; 2) the necessity of problematization of the existence of a specific and differentiated education which is guaranteed for Indigenous people by the Federal Constitution; 3) the importance of the school teaching of local, regional and national traditional myths to the student classes with the aim of streamline and foment the Amerindian knowledge both to Indigenous and non-indigenous students; 4) a theoretical-pedagogical proposal for the implementation of a representation in the system of teaching of the city of Porto Velho/RO. With that this paper intends to contribute for a revaluation of the public policies directed to school education of the Indigenous peoples, their representativeness and range in Porto Velho/RO.

Keywords: Indigenous School Education. Legal documents. Teaching. Porto Velho.

Biografía del autor/a

Julie Dorrico, Doutoranda no PPG de Letras da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutoranda no PPG de Letras da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Mestre em Estudos Literários pela Universidade Federal de Rondônia.

Graduação em Letras pela Unviersidade Federal de Rondônia.

Pesquisa literatura indígena e autobiografia indígena contemporâneas.

Publicado

2017-11-19

Cómo citar

Dorrico, J. (2017). A EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA NO MUNICÍPIO DE PORTO VELHO (RO): DIAGNÓSTICO E PROPOSIÇÕES. Professare, 6(2), 69–96. https://doi.org/10.33362/professare.v6i2.1212

Número

Sección

ARTIGOS