FORMAÇÃO DE LEITORES: UMA REFLEXÃO SOBRE LEITURA E SOCIEDADE NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.33362/professare.v6i2.1261Resumen
Embora o Brasil tenha avançado na redução das desigualdades de acesso e progresso na Educação nos últimos 50 anos, os indicadores referentes à compreensão de leitura entre alunos e egressos do sistema escolar apresentam significativas variações de desempenho, não só interna e regionalmente no país, mas também dentro de redes locais, e do país em relação a outras economias, em variados estágios do desenvolvimento tecnológico. Esses resultados colocam o Brasil na contramão do desenvolvimento no mundo pós-industrial, onde o principal fator de geração de riquezas é a Propriedade Intelectual. Também indica um deslocamento em relação ao uso das tecnologias de informação e comunicação, seja na interação com a tecnologia que permeia o universo dos objetos comuns do dia a dia, seja na interação social, construída através das mídias e redes sociais mundiais, cuja linguagem predominante se desenvolve através da escrita. A partir de premissas dos teóricos da “reprodução”, com o propósito de orientar possíveis linhas de pesquisa, esse artigo pretende fazer uma releitura contextualizada do Sistema de Ensino brasileiro e das políticas públicas de Formação de Leitores, desde a revolução tecnológica até os dias atuais.
Palavras-chave: Desigualdades sociais. Educação. Compreensão de leitura.
ABSTRACTDespite the fact that in the last 50 years Brazil has been advancing in reducing the inequality when it came to accessing and progressing in the Educational field, the indicators referring to reading comprehension in students and ex pupils show significant variations in performance, not only internally and nationally, but also among local educational institutes, and Brazil as a country in relation to economy and also in a variety of technological advancements. These results show how thwarted Brazil’s growth really is in a post-industrial world, where the main factor for growing one's fortune is the use of Information and Communication Technology, be it by interacting with technology pervaded in every day-to-day object, or social interaction, constructed through social media, that of which the main form of communication is through the written word. Using as a basis the premise of “reproduction”, with the objective of orienting possible fields of study, this article's purpose is to make a contextual reanalysis of the Brazilian Educational System, and the public policy of Literacy, since technological revolution to recent times.
Keywords: Social inequality. Education. Reading comprehension.
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