POLÍTICAS PÚBLICAS DE GÊNERO NO CONTEXTO ESCOLAR: PERCEPÇÕES DE ORIENTADORAS EDUCACIONAIS
DOI:
https://doi.org/10.33362/professare.v7i2.1710Resumen
O objetivo deste artigo é refletir sobre as políticas públicas de gênero no contexto escolar. O referencial teórico abarca autoras do campo de educação, gênero e políticas públicas. É uma investigação de caráter documental e pesquisa de campo com quatro orientadoras educacionais da rede municipal de ensino. Os dados foram interpretados de acordo com a análise de conteúdo qualitativo. O foco da análise reside nas contribuições das políticas públicas e as percepções de orientadoras educacionais acerca da implementação dessas políticas na prática escolar. Constatou-se que, embora haja conhecimento dessas políticas, existe uma ruptura entre o saber e o fazer pedagógico.
Palavras-chave: Políticas públicas; Gênero; Orientadoras Educacionais; Pedagogia da equidade;
PUBLIC POLICIES OF GENDER IN THE SCHOOL CONTEXT: EDUCATIONAL GUIDANCE PERCEPTIONS
Abstract
The purpose of this article is to reflect on public policies of gender in the school context. The theoretical reference covers authors of the field of education, gender and public policies. It is an investigation of documentary nature and field research with four educational instructors of the municipal teaching network. Data wereinterpreted according to qualitative content analysis. The focus of the analysis lies in the contributions of public policies and the perceptions of educational leaders about the implementation of these policies in the school practice. It was found that, although there is knowledge of these policies, there is a break between knowledge and pedagogical doing.
Keywords: Public policies; Genre; Educational Advisors; Pedagogy of equity;
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta Revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).