TURISMO PEDAGÓGICO: UMA ALTERNATIVA PARA INTEGRAÇÃO CURRICULAR

Autores/as

  • Helen Rodrigues Cardoso Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.
  • Maria de Lourdes Soares Gattiboni Professora da Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.33362/professare.v4i1.336

Resumen

Este artigo tem como objeto de estudo o turismo pedagógico numa
perspectiva de integração curricular. A partir de uma abordagem
qualitativa em pesquisa-ação, buscou-se analisar de que maneira
o turismo pedagógico poderia qualificar o processo de ensino e
aprendizagem, permitindo a construção de saberes contextualizados e
expressivos, com base nos princípios da integração curricular. O campo
desta pesquisa foi uma escola pública de ensino fundamental e médio
da rede estadual do Rio Grande do Sul, localizada no município de
Gravataí. Os sujeitos desta pesquisa foram os alunos de uma turma
de segundo ano dos anos iniciais do ensino fundamental bem como a
própria pesquisadora. A análise dos dados relacionados à subjetividade
dos sujeitos da pesquisa comprovou o quanto podem ser significativas
as aprendizagens quando há o estabelecimento de relações entre a teoria
e a prática. Com esse tipo de estratégia de prática docente é possível
que os sujeitos formem-se cidadãos autônomos, criativos, curiosos,
responsáveis e com perfil curioso e pesquisador. O turismo pedagógico
como uma alternativa para integração curricular é uma proposta que
pretende renovar o ensino escolar, tornando-o mais coerente com as
necessidades atuais da nossa sociedade.
Palavras-chave: Turismo. Pedagógico. Aprendizagem. Integração.
Currículo.

Publicado

2015-09-09

Cómo citar

Cardoso, H. R., & Gattiboni, M. de L. S. (2015). TURISMO PEDAGÓGICO: UMA ALTERNATIVA PARA INTEGRAÇÃO CURRICULAR. Professare, 4(1), 85–110. https://doi.org/10.33362/professare.v4i1.336

Número

Sección

ARTIGOS

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