AS GERAÇÕES E O PERFIL DE CARREIRA PROFISSIONAL: RESULTADOS ESPERADOS PELAS INDÚSTRIAS DO MUNICÍPIO DE CAÇADOR/SC FRENTE AO PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL CATARINENSE – PDIC 2022/FIESC
DOI:
https://doi.org/10.33362/professare.v6i1.1250Resumo
Orientador: Prof. Dr. Everaldo da Silva
Defesa em: 11 mar. 2017
Resumo: As indústrias, enquanto organizações complexas passam por reestruturações e adaptações perante vários desafios, levando como destaque a expansão do sistema de gestão industrial, bem como a necessidade de se adequar as novas gerações de funcionários e ao perfil de carreira demandado. Ao mesmo tempo a FIESC – Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina antenada com estas mudanças e desafios lança o PDIC 2022 – Programa de Desenvolvimento Industrial Catarinense. O presente estudo de pesquisa teve por objetivo analisar o perfil de carreira desejado pelas indústrias da região de Caçador/SC relacionando-os com os resultados do Programa de Desenvolvimento Industrial Catarinense – PDIC 2022/FIESC levando em consideração a diversidade de gerações. A metodologia escolhida para o desenvolvimento deste projeto foi de uma pesquisa qualitativa por meio de um estudo de caso comparativo. Com relação à natureza de seu objetivo, o presente estudo caracteriza-se como exploratório e descritivo, com análise de dados primários e secundários. Como resultados na relação existente entre o perfil de carreira desejado pelas indústrias pesquisadas e a diversidade de duas gerações predominantes, X e Y, foi possível verificar que as empresas diante dessa constatação procuram direcionar os colaboradores de acordo com a geração a qual pertence, desse modo ajustando-os em setores condizentes com suas perspectivas e características, alinhando os objetivos pessoal e profissional. O PDIC 2022/FIESC, por sua vez, influencia parcialmente nas tomadas de decisões estratégicas das empresas.
Palavras-chave: Gerações. Perfil de Carreira. PDIC 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta Revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).