ENSINO DE BIOLOGIA E METODOLOGIAS ATIVAS: RELATO DE TRABALHO COM TURMAS DO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.33362/professare.v7i3.2016Resumo
Um exercer pedagógico que estabeleça relações entre a teoria e a práxis, promovendo a interatividade e o contexto dos alunos, ainda é um dos desafios da educação. Associado à esta demanda, e considerando um público discente gradativamente mais ativo e conectado, o ensino de ciências naturais também carece de maior significação, apesar das inúmeras possibilidades de se transpor didaticamente os elementos e fenômenos da natureza. Nesta perspectiva, este trabalho tem o objetivo de relatar algumas atividades didáticas utilizando metodologias ativas desenvolvidas com seis turmas de 2º Ano do Ensino Médio do Colégio Satc (Criciúma - SC) na disciplina de Biologia. As atividades foram dividias em três trimestres, com conteúdos programáticos de microbiologia, zoologia e botânica, respectivamente. Envolvendo aproximadamente 210 alunos, realizou-se 24 atividades, caracterizadas como práticas de laboratório e aulas de campo, entre abril e setembro de 2018. Percebeu-se, ao longo das atividades, o envolvimento positivo dos alunos, e oportunizou-se conteúdos (conceituais, procedimentais e atitudinais) para o desenvolvimento de habilidades e competências.
Palavras-chave: Ensino de biologia. Metodologias ativas. Ensino médio.
ABSTRACT
A pedagogical action that connects theory to practice, promoting interactivity and the context of he students, is still a challenge for education. Associated with this demand, and considering the students, gradually more active and connected, the teaching of natural sciences also lack more significance. Even though, there are numerous possibilities to transform didactically the elements and phenomenons of nature. In this perspective, this work aims to report some didactic activities using active methodologies which were applied with 6 biology classes of students in the second year of high school, at SATC, a K-12 school located in Criciuma, Santa Catarina. The activities were divided in three semesters. The contents covered in the lessons respectively were microbiology, zoology and botanics. It was applied with approximately 210 students and through 24 activities, characterized as laboratory practice and field work, between April and September of 2018. It was noticed throughout the activities that students engaged positively, and that, it provided conceptual, procedural and attitudinal contents for the development of abilities and competences.
Keywords: Biology teaching. Active methodologies. High school.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta Revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).