GAMIFICAÇÃO NO PROCESSO DO ENSINO INTERDISCIPLINAR NA ESCOLA
GAMIFICATION IN THE INTERDISCIPLINARY TEACHING PROCESS AT SCHOOL
DOI:
https://doi.org/10.33362/professare.v13i00.3424Palavras-chave:
Ensino interdisciplinar, Escola, Aprendizado, Inovação, Integração de conhecimentosResumo
A gamificação é uma estratégia inovadora que promove uma experiência de aprendizado mais envolvente e dinâmica, sendo especialmente benéfica no ensino interdisciplinar. Ao enfrentar os desafios da educação contemporânea, a gamificação surge como uma solução eficaz para melhorar o engajamento dos alunos e superar obstáculos, como a falta de motivação e a desconexão entre disciplinas. O objetivo deste trabalho é investigar como a gamificação pode ser aplicada de forma eficaz no ensino interdisciplinar, visando melhorar o envolvimento dos alunos, promover uma aprendizagem mais significativa e desenvolver habilidades-chave para o século XXI. A metodologia utilizada pauta-se em revisão bibliográfica. Com a identificação das melhores práticas e estratégias de gamificação, busca-se oferecer ferramentas práticas para educadores e instituições de ensino aplicarem abordagens gamificadas no processo pedagógico. Essa metodologia inovadora tem o potencial de aprimorar a experiência educacional, tornando-a mais dinâmica e significativa, além de preparar os estudantes para os desafios do mundo contemporâneo. No contexto do ensino interdisciplinar, a gamificação destaca-se como uma estratégia eficaz para enfrentar os desafios educacionais atuais. A utilização de elementos e mecânicas de jogos no ambiente escolar permite não apenas engajar e motivar os alunos, mas também favorecer uma compreensão mais integrada e contextualizada dos conteúdos. Além disso, promove o desenvolvimento de competências essenciais para o século XXI, como colaboração, pensamento crítico e resolução de problemas. Por meio da adoção de práticas gamificadas, os educadores têm a oportunidade de transformar a dinâmica do aprendizado, tornando-o mais interativo, envolvente e alinhado às demandas da educação moderna.
Abstract
Gamification is an innovative strategy that fosters a more engaging and dynamic learning experience, proving particularly beneficial in interdisciplinary education. By addressing the challenges of contemporary education, gamification emerges as an effective solution to enhance student engagement and overcome obstacles such as lack of motivation and disconnect between disciplines. The aim of this study is to investigate how gamification can be effectively applied in interdisciplinary teaching to improve student involvement, promote more meaningful learning, and develop key 21st-century skills.The methodology is based on a literature review. By identifying the best practices and strategies for gamification, this work seeks to provide practical tools for educators and educational institutions to implement gamified approaches in their teaching processes. This innovative methodology has the potential to enhance the educational experience, making it more dynamic and meaningful, while also preparing students for the challenges of the contemporary world. In the context of interdisciplinary teaching, gamification stands out as an effective strategy to address current educational challenges. The use of game elements and mechanics in the school environment not only engages and motivates students but also fosters a more integrated and contextualized understanding of content. Furthermore, it promotes the development of essential 21st-century competencies, such as collaboration, critical thinking, and problem-solving. Through the adoption of gamified practices, educators have the opportunity to transform the learning dynamic, making it more interactive, engaging, and aligned with the demands of modern education.
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