GAMIFICAÇÃO NO PROCESSO DO ENSINO INTERDISCIPLINAR NA ESCOLA

GAMIFICATION IN THE INTERDISCIPLINARY TEACHING PROCESS AT SCHOOL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33362/professare.v13i00.3424

Palavras-chave:

Ensino interdisciplinar, Escola, Aprendizado, Inovação, Integração de conhecimentos

Resumo

A gamificação é uma estratégia inovadora que promove uma experiência de aprendizado mais envolvente e dinâmica, sendo especialmente benéfica no ensino interdisciplinar. Ao enfrentar os desafios da educação contemporânea, a gamificação surge como uma solução eficaz para melhorar o engajamento dos alunos e superar obstáculos, como a falta de motivação e a desconexão entre disciplinas. O objetivo deste trabalho é investigar como a gamificação pode ser aplicada de forma eficaz no ensino interdisciplinar, visando melhorar o envolvimento dos alunos, promover uma aprendizagem mais significativa e desenvolver habilidades-chave para o século XXI. A metodologia utilizada pauta-se em revisão bibliográfica.  Com a identificação das melhores práticas e estratégias de gamificação, busca-se oferecer ferramentas práticas para educadores e instituições de ensino aplicarem abordagens gamificadas no processo pedagógico. Essa metodologia inovadora tem o potencial de aprimorar a experiência educacional, tornando-a mais dinâmica e significativa, além de preparar os estudantes para os desafios do mundo contemporâneo. No contexto do ensino interdisciplinar, a gamificação destaca-se como uma estratégia eficaz para enfrentar os desafios educacionais atuais. A utilização de elementos e mecânicas de jogos no ambiente escolar permite não apenas engajar e motivar os alunos, mas também favorecer uma compreensão mais integrada e contextualizada dos conteúdos. Além disso, promove o desenvolvimento de competências essenciais para o século XXI, como colaboração, pensamento crítico e resolução de problemas. Por meio da adoção de práticas gamificadas, os educadores têm a oportunidade de transformar a dinâmica do aprendizado, tornando-o mais interativo, envolvente e alinhado às demandas da educação moderna.

Abstract

Gamification is an innovative strategy that fosters a more engaging and dynamic learning experience, proving particularly beneficial in interdisciplinary education. By addressing the challenges of contemporary education, gamification emerges as an effective solution to enhance student engagement and overcome obstacles such as lack of motivation and disconnect between disciplines. The aim of this study is to investigate how gamification can be effectively applied in interdisciplinary teaching to improve student involvement, promote more meaningful learning, and develop key 21st-century skills.The methodology is based on a literature review. By identifying the best practices and strategies for gamification, this work seeks to provide practical tools for educators and educational institutions to implement gamified approaches in their teaching processes. This innovative methodology has the potential to enhance the educational experience, making it more dynamic and meaningful, while also preparing students for the challenges of the contemporary world. In the context of interdisciplinary teaching, gamification stands out as an effective strategy to address current educational challenges. The use of game elements and mechanics in the school environment not only engages and motivates students but also fosters a more integrated and contextualized understanding of content. Furthermore, it promotes the development of essential 21st-century competencies, such as collaboration, critical thinking, and problem-solving. Through the adoption of gamified practices, educators have the opportunity to transform the learning dynamic, making it more interactive, engaging, and aligned with the demands of modern education.

Biografia do Autor

Andreia Cristiane Cuesta Alves, Universidade Federal do Tocantins

Graduada em Fisioterapia Faculdade Integradas Ciencias Hum. Saúde Educação de Guarulhos (1999). Especialista em Informática em Saúde pela Unifesp (2021). Especialista Formação Docente para o Ensino de Nível Superior em Educação pela Uninove (2010).Experiência em docência nos anos finais do ensino fundamental (1991). Ex-Sócia Proprietária Clínica Florence (2000 a 2002), Servidora pública do Tribunal Regional Eleitoral nos setores de Informática (Sede), Cartórios da Mooca e São Caetano entre 2000 a 2020. Servidora pública efetiva do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Foro de São Caetano/ Cartório da Infância e Juventude, em exercício desde julho de 1993 até o presente. Atualmente, ouvinte na disciplina de Políticas Educacionais do Curso de Mestrado Polítticas Públicas da Universidade Federal ABC, aluna Especial na disciplina de Curriculo e Diversidade do Curso de Mestrado em Educação da Universidade Federal de Tocantins e, cursando licenciatura em Ciências Biológicas na Uniplena Institucional.

Augusta Isabel Junqueira Fagundes, Universidade Salgado de Oliveira

Doutora em Ciências Jurídicas e Sociais; Mestre em Educação; Especialização em Gestão Educacional; Direito Público; Negócios Internacionais; Administração Mercadológica/Marketing; Educação Especial e Inclusiva com ênfase em Neurociência e Aprendizagem; Planejamento, implementação e Gestão de EaD; Deficiências Múltiplas e Intelectuais; Docência do Ensino Superior; Direito Educacional; Engenharia e Inovação; Graduada em Direito, Pedagogia, Filosofia e Letras. Atualmente é Coordenadora do Instituto de Formação Profissional e Pedagógica e sócia proprietária da empresa LA Treinamento e Formação Profissional Ltda. Atua como professora nos cursos de graduação e pós-graduação da Faculdade de Sabará e outras. Atuando nos cursos de Pedagogia, Direito, Serviço Social, Licenciaturas, Administração e Fisioterapia. Tem experiência na área empresarial e educacional, prestando consultoria e treinamentos para diversos segmentos (Educação, saúde, empresa e trânsito). Membro das Comissões de Ensino Jurídico e de Direito Educacional da OAB/MG. Membro associado da Associação Brasileira de Direito Educacional (ABRADE) e da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED).

José Joel Monteiro Pinto, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Possui graduação em Administração pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2007) e Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (2002). MBA em Gestão Estratégica de Negócios(2004) e Mestrado Profissional em Administração(2013). Tem quase 8 anos de experiência como Diretor de Escolas Estaduais de Educação Profissional de tempo integral do Estado do Ceará. Professor de Graduação em Cursos de Gestão e atuou como facilitador treinamentos de Empresas como SENAC e SEBRAE, trabalhou na iniciativa privada como supervisor de Vendas e Monitor de Treinamentos. Atuou como Coordenador Técnico Pedagógico do IFCE Campus Acaraú, Coordenador de Infraestrutura no IFCE Campus Itapipoca. Atualmente é Coordenador de Controle Acadêmico no IFCE Campus Itapipoca

Elaine Nalesso Pederzini, Faculdade de Tecnologia São Francisco

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de Uberaba (2012) e graduação em Geografia pela Universidade de Uberaba (2015). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Avaliação da Aprendizagem.Atua como coordenadora pedagógica e professora no município de Castelo ES

Antonielson Rodrigues de Sousa Junior, MUST University

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2014). Atualmente é Contador da Prefeitura Municipal de Nova Nazaré, Conselheiro do Conselho Regional de Contabilidade-CRC MT, Presidente da Comissão de Estudos em Contabilidade Pública CRC-MT, Membro da Comissão de Estudos em Contabilidade Eleitoral do CRC-MT. Mestrando em Administração, Must University. 

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Publicado

2025-02-13

Como Citar

Freitas, V. da S., Alves, A. C. C., Fagundes, A. I. J., Pinto, J. J. M., Pederzini, E. N., & Sousa Junior, A. R. de. (2025). GAMIFICAÇÃO NO PROCESSO DO ENSINO INTERDISCIPLINAR NA ESCOLA: GAMIFICATION IN THE INTERDISCIPLINARY TEACHING PROCESS AT SCHOOL. Professare, 13(00), e3424. https://doi.org/10.33362/professare.v13i00.3424

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