CONTRIBUIÇÃO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: UMA ANÁLISE DA EXPERIÊNCIA DE UM GRUPO COLABORATIVO DE ESTUDOS

CONTRIBUTION OF UNIVERSITY EXTENSION TO THE CONTINUING EDUCATION OF TEACHERS: AN ANALYSIS OF THE EXPERIENCE OF A COLLABORATIVE STUDY GROUP

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33362/professare.v13i00.3601

Palavras-chave:

Educação Básica, Formação Continuada de Professores, Grupo Colaborativo de Estudos, Pedagogia Histórico-Crítica

Resumo

Este artigo é resultado de uma pesquisa de mestrado profissional cujo objeto de estudo é um grupo de professores da Rede Municipal de Educação de Guapirama - PR e suas práticas docentes. As reflexões apresentadas emergem da vivência enquanto parte do colegiado da Rede Municipal de Educação de Guapirama e do processo de implantação e institucionalização da Pedagogia Histórico-Crítica na referida rede de ensino. A partir de alguns questionamentos decorrentes deste processo, a problemática que norteou esta investigação foi: Quais as contribuições do Grupo Colaborativo de Estudos Sobre o Planejamento Docente Perspectiva Histórico-Crítica (GCE PDPHC) para a Rede Municipal de Educação de Guapirama? Para a organização do grupo colaborativo pautou-se na metodologia da pesquisa-ação, realizada em quatro fases: fase exploratória, fase principal, fase de ação e fase avaliação. O materialismo histórico-dialético e a Pedagogia Histórico-Crítica fundamentaram este trabalho no que diz respeito à visão de mundo e de educação, assim como foram utilizados para a organização dos textos discutidos pelo grupo. Foi possível verificar que a utilização do grupo colaborativo para formação continuada docente, articulado com a fundamentação teórica da Pedagogia Histórico-Crítica, é uma estratégia eficiente. A pesquisa contribuiu ainda para uma mudança na perspectiva dos participantes sobre o planejamento docente na perspectiva histórico-crítica.

Palavras-chave: Educação Básica. Formação Continuada de Professores. Grupo Colaborativo de Estudos.  Pedagogia Histórico-Crítica.

Abstract

This article is the result of professional master's research whose object of study is a group of teachers from the Municipal Education Network of Guapirama - PR and their teaching practices. The reflections presented by the researcher emerge from the experience as part of the collegiate of the Municipal Education Network of Guapirama and from the process of implantation and institutionalization of the Critical-Historical Pedagogy in the referred education network. Some questions arising from this process and the problem that guided this investigation was: What are the contributions of the Collaborative Study Group on Teacher Planning Critical-Historical Perspective (GCE PDPHC) to the Municipal Education Network of Guapirama? The organization of the collaborative group was based on the methodology of action research, carried out in four phases: exploratory phase, main phase, action phase, and evaluation phase. The historical dialectical materialism and the Critical Historical Pedagogy were the basis of this work in what concerns the vision of the world and of education, as well as they were used for the organization of the texts discussed by the group. It was possible to verify that the use of the collaborative group for continuing education teachers, articulated with the theoretical foundation of Historical-Critical Pedagogy, is an efficient strategy. The research also contributed to a change in the participants' perspective on teaching planning from a historical-critical perspective.

Keywords: Elementary Education. Continuing Education of Teachers.  Collaborative Study Group. Critical-Historical Pedagogy.

Referências

ANDRÉ, M. Formar um professor pesquisador para um novo desenvolvimento profissional. In: ANDRÉ, M. Práticas inovadoras na formação de professores. Campinas, SP: Papirus, 2016.

ANPEd. Ética e pesquisa em Educação: subsídios. Rio de Janeiro: ANPEd, 2019.

DUARTE, N. A catarse na didática da pedagogia histórico-crítica. Pro-Posições [online]. 2019, v. 30. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1980-6248-2017- 0035. Acesso em: 23 set. 2021.

GALVÃO, A. C.; LAVOURA, T. N. ; MARTINS, L. Fundamentos da didática histórico-crítica. Campinas, SP: Autores Associados, 2019.

GASPARIN, J. L. Uma didática para a pedagogia histórico crítica. 5. ed. rev. Campinas, SP: Autores Associados, 2012.

GASPARIN, J. L.; PETENUCCI, M. C. Pedagogia Histórico Crítica: da teoria à prática no contexto escolar. 2014. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/2289-8.pdf. Acesso em: 26 mar. 2024.

GUAPIRAMA. Lei nº 680/2018. Dispõe sobre o Estatuto, Plano de Carreira, Cargos e Remuneração do Magistério Público Municipal de Guapirama, e dá outras providências.

IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional: formar-se a mudança e a incerteza. Tradução: Silvana Cobucci Leite. 9. ed. São Paulo Cortez, 2011.

MALANCHEN, J.; ANJOS, R. E. dos. O papel do currículo escolar no desenvolvimento humano: contribuições da Pedagogia Histórico-Crítica e da Psicologia Histórico-Cultural. Germinal: marxismo e educação em debate, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 118–129, 2013. DOI: 10.9771/gmed.v5i2.9704. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/9704. Acesso em: 10 mar. 2024.

MARSIGLIA, A. C. G. A prática pedagógica histórico-crítica na educação infantil e ensino fundamental. Campinas, SP: Autores Associados, 2011.

MARTINS, L. M.; MARSIGLIA, A. C. G. Contribuições para a sistematização da prática pedagógica na educação infantil. Cadernos de Formação RBCE, v. 6, n. 115 1, 2015.

ORSO, P. J. Os desafios da pedagogia histórico-crítica face à devastação da educação e da escola pública. In: ORSO, P. J. Um espectro ronda a escola pública. Uberlândia: Navegando Publicações, 2020.

ORSO, P. J. Planejamento escolar em tempos de precarização da educação. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 15, n. 65, p. 265–279, 2015. DOI: 10.20396/rho.v15i65.8642710. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8642710. Acesso em: 10 abr. 2024.

PASSOS, L. F. Práticas formativas em grupos colaborativos: das ações compartilhadas a construção de novas profissionalidades.. In: ANDRÉ, M. Práticas inovadoras na formação de professores. Campinas, SP: Papirus, 2016.

PAULO NETTO, J. Introdução ao Estudo do Método de Marx. 1. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2011.

SAVIANI, D. A pedagogia histórico-crítica. Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 11-36, 2014. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/1405. Acesso em: 05 abr. 2024.

SAVIANI, D. Caracterização geral da Pedagogia Histórico-Crítica como teoria pedagógica dialética da educação. In: LOMBARDI, J. C.; COLARES, M. L. I. S.; ORSO, P. J. (orgs.). Pedagogia histórico-crítica e prática pedagógica transformadora. Uberlândia: Navegando Publicações, 2021.

SAVIANI, D. Educação: do senso comum à consciência filosófica. 17. ed. Campinas-SP: Autores Associados, 2007.

SAVIANI, D. Escola e democracia. 42. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2012.

SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 11 ed. rev. Campinas, SP: Autores Associados, 2013. (Coleção educação contemporânea)

SAVIANI, D. Origem e desenvolvimento da pedagogia histórico-crítica. Colóquio Internacional Marx e Engels - “Marxismo e Educação: Fundamentos Marxistas Da Pedagogia Histórico-Crítica”, v. 7, 2012.

SOUSA, A. L. L. A história da extensão universitária. Campinas: Alínea, 2000.

THIOLLENT, M. Metodologia da Pesquisa-ação. São Paulo: Cortez, 1986.

Downloads

Publicado

2024-12-17

Como Citar

Gonçalves de Oliveira, M. C., & Campos Mariano Ruckstadter, V. (2024). CONTRIBUIÇÃO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: UMA ANÁLISE DA EXPERIÊNCIA DE UM GRUPO COLABORATIVO DE ESTUDOS: CONTRIBUTION OF UNIVERSITY EXTENSION TO THE CONTINUING EDUCATION OF TEACHERS: AN ANALYSIS OF THE EXPERIENCE OF A COLLABORATIVE STUDY GROUP. Professare, 13(00), e3601. https://doi.org/10.33362/professare.v13i00.3601