O ENSINO DO SANEAMENTO NO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DA UNIARP
DOI:
https://doi.org/10.33362/professare.v5i3.981Resumo
Este relato trata do ensino do Saneamento no curso de Engenharia Civil da Universidade de Alto Vale do Rio do Peixe - UNIARP. A disciplina tem como objetivo geral capacitar o aluno a compreender o Saneamento em todos os seus componentes, e em específico, no que se refere os seus serviços básicos, que são a disponibilidade de água potável, tratamento de esgoto, gestão dos resíduos sólidos e drenagem urbana. O ensino do saneamento visa formar profissionais que contribuam para o desenvolvimento social, econômico, político e cultural na dimensão local, regional, nacional e internacional. Paralelamente à exposição dos conteúdos técnicos, o método educacional utilizado visa construir o conhecimento dos alunos em relação a realidade do Saneamento de Caçador. Esta é a forma pedagógica de inserção dos futuros engenheiros civis a um aspecto mais complexo do tema, ou seja, quando ele está inserido numa realidade social. Na cidade de Caçador existem serviços sendo prestados nos quatro itens integrantes do conceito de Saneamento Básico, constituindo um bom e rico ambiente educacional. Para além do seu conceito básico, o Saneamento está relacionado com o controle dos efeitos nocivos que o meio físico pode exercer sobre o homem, não somente de ordem física, mas mental e social também. A ausência de saneamento não provoca somente problemas relacionados com doenças infecciosas, limitações de uso do espaço ou dos recursos naturais, mas também gera efeitos nocivos ao desenvolvimento sadio da inteligência humana, sua capacidade de pensamento, memória e intuição. No que se refere ao aspecto social, este diz respeito às relações entre as pessoas, seus sentimentos, modos de ser, de estar, de agir e de se manifestar. O que acontece atualmente, no que se refere à realidade brasileira, é que a discussão do saneamento não consegue avançar para além do seu aspecto básico.
Palavras-chave: Ensino Superior. Disciplina de Saneamento. Engenharia Civil. UNIARP.
The teaching of sanitation in the UNIARP civil engineering course
ABSTRACTThis report deals with the teaching of Sanitation in the Civil Engineering course of the University of Alto Vale do Rio do Peixe - UNIARP. The general objective of the course is to enable the student to understand Sanitation in all its components, and specifically in what concerns its basic services, which are the availability of drinking water, sewage treatment, solid waste management and drainage Urban The teaching of sanitation aims to train professionals who contribute to social, economic, political and cultural development in the local, regional, national and international dimension. Parallel to the exposure of technical content, the educational method used aims to build students' knowledge regarding the reality of Hunter's Sanitation. This is the pedagogical form of insertion of future civil engineers into a more complex aspect of the theme, that is, when it is embedded in a social reality. In the city of Caçador there are services being provided in the four items that are part of the concept of Basic Sanitation, constituting a good and rich educational environment. Besides its basic concept, Sanitation is related to the control of the harmful effects that the physical environment can exert on the man, not only of physical, but also mental and social order. The absence of sanitation not only causes problems related to infectious diseases, limitations of use of space or natural resources, but also generates harmful effects to the healthy development of human intelligence, its capacity for thought, memory and intuition. As far as the social aspect is concerned, it concerns the relationships between people, their feelings, and ways of being, of acting and of manifesting themselves. What is currently happening, with regard to the Brazilian reality, is that the discussion of sanitation cannot advance beyond its basic aspects.
Keywords: Higher Education. Sanitation Course. Civil Engineering. UNIARP.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta Revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).