VALORES SOCIAIS, IGUALDADE DE GÊNERO E LIBERDADES CIVIS PARA AS MULHERES NO SÉCULO XXI

Autores

  • João Ignacio Pires Lucas UCS
  • Gabriela Maria Ferrari Universidade de Caxias do Sul

DOI:

https://doi.org/10.33362/ries.v10i1.2694

Palavras-chave:

Desigualdade de gênero, Valores sociais, Liberdade civil

Resumo

Igualdade de gênero é uma das promessas não resolvidas do processo de modernização. Portanto, o objetivo deste artigo é analisar e cruzar dados quantitativos sobre desigualdade de gênero, sobre valores sociais de igualdade/desigualdade de gênero e sobre a liberdade civil para as mulheres. Os dados são da sétima rodada (2017/2020) da pesquisa mundial de valores - world values survey (WVS), do índice de desigualdade de gênero (IDG) de 2019, medido pelo pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), e, por fim, os dados sobre liberdade civil das mulheres produzidos pelo projeto Varieties of Democracy (V-Dem) para o ano de 2020. O artigo é sobre levantamento de dados e a análise é transversal com o uso de técnicas de aprendizado de máquina e da estatística frequentista. A hipótese é que os países com menos desigualdade de gênero e mais liberdades civis são marcados por homens com mais abertura para valores sociais de igualdade de gênero. Os países com mais desigualdade de gênero e menos liberdades civis são os países com homens mais resistentes aos valores sociais de igualdade de gênero. Os setenta e dois países foram agrupados em quatro grupos segundo o algorítimo do agrupamento hierárquico para as respostas dos homens sobre a igualdade/desigualdade de gênero em relação a questões políticas e do mundo do trabalho.

Biografia do Autor

Gabriela Maria Ferrari, Universidade de Caxias do Sul

Mestrem em Sociologia, Professora da Universidade de Caxias do Sul

Referências

BRUCE, Peter; BRUCE, Andrew. Estatística prática para cientista de dados: 50 conceitos essenciais. Rio de Janeiro: Alta Books, 2019.

COPPEDGE, Michael, et al. Projeto varieties of democracy (V-Dem): "V-Dem Codebook v11.1", 2021.

COPPEDGE, Michael et al. V-Dem methodology v11.1. Varieties of Democracy (V-Dem) Project, 2021a.

PROGRAMA DAS NAÇÕES UNIDAS PARA O DESENVOLVIMENTO. Human development reports, 2020. Disponível em: <http://hdr.undp.org/en/indicators/68606>. Acesso em: 24 abr. 2021.

INGLEHART, Ronald. et al. World values survey: round seven, country-pooled datafile. Madrid, Spain, Vienna, Austria: JD Systems Institute & WVSA Secretariat, 2020. Doi.org/10.14281/18241.1.

INGLEHART, Ronald; WELZEL, Christian. Modernização, mudança cultural e democracia: a sequência do desenvolvimento humano. São Paulo, Francis, 2009.

VARIKAS, Eleni. Igualdade. In: HIRATA, Helena et al. Dicionário crítico do feminismo. São Paulo: Ed. UNESP, 2009.

Downloads

Publicado

2021-11-19

Como Citar

Pires Lucas, J. I., & Ferrari, G. M. (2021). VALORES SOCIAIS, IGUALDADE DE GÊNERO E LIBERDADES CIVIS PARA AS MULHERES NO SÉCULO XXI. Revista Interdisciplinar De Estudos Em Saúde, 10(1), 58–64. https://doi.org/10.33362/ries.v10i1.2694

Edição

Seção

VI Simposio Internacional, Ciência, Saúde e Território