OMNICHANNEL: UM ESTUDO EM CAÇADOR/SC

OMNICHANNEL: A CAÇADOR/SC STUDY

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33362/visao.v11i2.2766

Resumo

A emergência nas novas formas de chegar ao consumidor e os novos modelos organizacionais faz com que as organizações cada vez mais passem a buscar novas formas de evidenciar os seus produtos e serviços elaborando estratégias na área de vendas. O presente estudo tem como objetivo geral analisar os impactos da prática do omnichannel nas relações de consumo no município de Caçador/SC. Como objetivos específicos apresentam-se: (a) identificar o perfil do consumidor; (b) identificar o canal padrão de consumo; e (c) identificar os impactos nas relações de consumo. O estudo caracteriza-se como predominantemente quantitativo quanto à sua abordagem, como uma pesquisa aplicada em relação à sua natureza, possui características de pesquisa descritiva quanto aos seus objetivos e, em relação aos procedimentos, trata-se de uma pesquisa de levantamento. As análises apontam para um público com pré-disposição para o comércio online, sobretudo, em virtude da qualidade, variedade e preço competitivo em relação ao comércio físico.

Palavras-Chave: Consumidor. Globalização. Marketing. Vendas.

 

Abstract: The emergence of new ways of reaching the consumer and the new organizational models makes organizations increasingly look for new ways to highlight their products and services by developing strategies in the sales area. The present study has the general objective of analyzing the impacts of the omnichannel practice on consumer relations in the city of Caçador/SC. The specific objectives are: (a) to identify the consumer's profile; (b) identify the standard consumption channel; and (c) identify the impacts on consumer relations. The study is characterized as predominantly quantitative in its approach, as an applied research in relation to its nature, it has characteristics of a descriptive research in relation to its objectives and, in relation to the procedures, it is a survey research. The analyzes point to a public with a predisposition for online commerce, mainly due to the quality, variety and competitive price in relation to physical commerce.

Keywords: Consumer. Globalization. Marketing. Sales.

Referências

ALMEIDA, L. R. S. Resenha: - Marketing e Comunicação na Era Pós-Digital: As Regras Mudaram - (Walter Longo - 2014). Revista de Administração de Empresas, v. 57, n. 5, p. 520-521, 2017. Disponível em: http://www.spell.org.br/documentos/ver/47078/resenha----marketing-e-comunicacao-na-era-pos-d---. Acesso em: 05 out. 2021.

BOCKORNI, B. R. S.; GOMES, A. F. A amostragem em snowball (bola de neve) em uma pesquisa qualitativa no campo da Administração. Revista de Ciências Empresariais da UNIPAR, v. 22, n. 1, 2021. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/empresarial/article/view/8346. Acesso em: 30 set. 2021.

CAMPOS, W. O que é a gestão estratégica? 2009. Disponível em: http://www.artigonal.com/. Acesso em: 09 nov. 2021.

CHEN, H.S.; HSIEH, T. The effect of atmosphere on customer perceptions and customer behavior responses in chain store supermarkets. Afr. J. Bus. Manage. 2010. p. 10055-10066. Disponível em: https://academicjournals.org/journal/AJBM/article-full-text-pdf/42F4E8A14446. Acesso em: 20 ago. 2021.

COSTA, W. O que é omnichanel? 2020. Disponível em: http://webao.info/o-que-e-ominichannel/. Acesso em: 25 set. 2021.

FEI, G.; XUANMING, S. Omnichannel retail operation with buy online and pickup in store. Management Science, 2017a, v. 638, p. 2478-2492, 2017. Disponível em: https://repository.upenn.edu/cgi/viewcontent.cgi?article=1318&context=fnce_papers. Acesso em: 12 set. 2021.

FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002.

GERHARDT, T. E. et al. Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, p. 31-32, 2009. Disponível em: http://www.ufrgs.br/cursopgdr/downloadsSerie/derad005.pdf. Acesso em: 10 out. 2022.

GRACIOSO, F. Marketing estratégico: planejamento estratégico orientado para o mercado. Editora Atlas SA, 2000.

KALAF, E. A. Integração de canais: a fórmula que dá poder ao omni-channel. Sumários Revista da ESPM, n. 1, p. 32-35, 2015. Disponível em: https://bibliotecasp.espm.br/index.php/espm/article/view/1499. Acesso em: 30 out. 2021.

KOTLER, P. Marketing Essencial: conceitos, estratégias e casos. São Paulo: Prentice Hall, 2005.

LEHFELD, N. A. S.; Barros, A. J. P. B. Projeto de pesquisa: propostas metodológicas. Petrópolis: Vozes, 1991.

LIM, S. F. W.T.; SRAI, J. S. Examining the anatomy of last-mile distribution in e-commerce omnichannel retailing: A supply network configuration approach. Emerald Publishing Limited, 2018. Disponível em: https://www-emeraldinsight com.sbproxy.fgv.br/doi/full/10.1108/IJOPM-12-2016-0733. Acesso em: 12 nov. 2021.

MARQUESI, A. C. Não confunda estratégia de vendas com logística integrada! Sumários Revista da ESPM, n. 1, p. 72-77, 2015.

PINSONNEAULT, A.; KRAEMER, K. Survey research methodology in management information systems: an assessment. Journal of management information systems, v. 10, n. 2, p. 75-105, 1993. Disponível em: https://escholarship.org/content/qt6cs4s5f0/qt6cs4s5f0.pdf?t=lnpaxb. Acesso em: 21 jul. 2021.

PIOTROWICZ, W.; CUTHBERTSON, R. Introduction to the special issue information technology in retail: Toward omnichannel retailing. International Journal of Electronic Commerce, v. 18, n. 4, p. 5-16, 2014. Disponível em: https://escholarship.org/content/qt6cs4s5f0/qt6cs4s5f0.pdf?t=lnpaxb. Acesso em: 04 out. 2021.

THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez, 2009.

VERGARA, S. C. Projetos e relatórios de pesquisa em Administração. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2000.

Downloads

Publicado

2022-10-21

Como Citar

MOREIRA, F.; HUPALO, L. OMNICHANNEL: UM ESTUDO EM CAÇADOR/SC: OMNICHANNEL: A CAÇADOR/SC STUDY. Revista Visão: Gestão Organizacional, Caçador (SC), Brasil, v. 11, n. 2, p. 143–154, 2022. DOI: 10.33362/visao.v11i2.2766. Disponível em: https://periodicos.uniarp.edu.br/index.php/visao/article/view/2766. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos