HIGHER EDUCATION IN BRAZIL: A STATIC ANALYSIS OF EDUCATIONAL INSTITUTIONS IN THE COUNTRY

EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL: UMA ANÁLISE ESTÁTICA DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO NO PAÍS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33362/visao.v11i2.2857

Resumo

Abstract: In this article we present a static analysis of the data made available by the National Institute of Educational Studies and Research Anísio Teixeira - INEP. Thus, we aim to analyze and describe the structure, distribution and organization of higher education in Brazil by assessing the number of HEIs within the national territory, in the quest to better understand the reality of Higher Education in Brazil. More specifically, an analysis was made of the microdata made available by INEP. One of INEP's main purposes is to develop research and assessments that take place regularly on the Brazilian educational system, issuing metrics so that it is possible to analyze the conditions found in the reality of these training spaces, thus contributing to the planning of interventions, formulation and implementation of public policies in the educational area that are minimally invasive, seeking to be more effective and consistent with the problems in which the country finds itself. The data in question in the research disregards the microdata made available by the Census of Higher Education in the year 2016, the process of quantitative analysis of the data mentioned above, occurred through the statistical software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS), where it had as main purpose correlate variables for further analysis.

Keywords: Statistical Analysis. Statistical Processes. Education. Educational Demand. Educational Planning.

 

Resumo: Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP. Assim, temos como objetivo analisar e descrever a estrutura, distribuição e organização da educação superior no Brasil avaliando o número de IES dentro do território nacional, nas buscas de compreender melhor a realidade da Educação Superior no Brasil. Mais especificamente, foi feita uma análise dos microdados disponibilizados pelo INEP. O INEP tem como uma das suas principais finalidades desenvolver pesquisas e avaliações que acontecem regularmente sobre o sistema educacional brasileiro, emitindo métricas para que seja possível analisar as condições que se encontram as realidade desses espaços de formação contribuindo assim para o planejamento de intervenções, formulação e implementação de políticas públicas na área educacional que sejam minimamente invasivas buscando ser mais efetivas e condizente com as problemáticas na qual se encontram o país. Os dados em questão na pesquisa desrespeitam os microdados disponibilizados pelo Censo da Educação Superior do ano de 2016, o processo de análise quantitativa dos dados supracitado, ocorreu por meio do software estatístico Statistical Package for the Social Sciences (SPSS), onde teve como principal finalidade correlacionar variáveis para posterior análise.

Palavras-Chave: Análise estatística. Processos estatísticos. Educação. Demanda educacional. Planejamento educacional.

Referências

ALVARES, B. A. Livro didático: análise e reflexão. In: MOREIRA, M. A.; AXT, R. Tópicos em ensino de ciências. Porto Alegre: Sagra, 1991, p. 18-46.

BRASIL. Aspectos Fiscais da Educação no Brasil. Disponível em: http://www.tesouro.fazenda.gov.br/documents/10180/617267/CesefEducacao9jul18/4af4a6db8ec6-4cb5-8401-7c6f0abf6340. Acesso em: 18 jul. 2018.

BRITO, Cristiane de Sousa; GUIMARÃES, André Rodrigues. A expansão da educação superior e a desigualdade regional brasileira: uma análise nos marcos dos planos nacionais de educação. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/715/71553908003.pdf. Acesso em: 15 nov. 2018.

MARTINS, Carlos Benedito. O ensino superior no Brasil: o setor privado. São Paulo: FAPESP; Hucitec, 2000.

SGUISSARDI, Valdemar. Modelo de expansão da educação superior no Brasil: predomínio privado/mercantil e desafios para a regulação e a formação universitária. Educação & Sociedade, Campinas, v. 29, n. 105, p. 991-1022, set/dez, 2008. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v29n105/v29n105a04.pdf. Acesso em: 30 jun. 2018.

SGUISSARDI, Valdemar. Regulação estatal e desafios da expansão mercantil da educação superior. Educação & Sociedade, Campinas, v. 34, n. 124, p. 943-960, jul/set, 2013. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v34n124/15.pdf. Acesso em: 9 set. 2016.

VALE, Andréa Araujo. “As faculdades privadas não fazem pesquisa porque não querem jogar dinheiro fora”: a trajetória da Estácio de Sá da filantropia ao mercado financeiro. 2011. 323f. Tese (Doutorado em Políticas Públicas e Formação Humana) ― Universidade do Estado do Rio de Janeiro: Centro de Educação e Humanidades. Faculdade de Educação. Rio de Janeiro, 2011.

Downloads

Publicado

2022-10-11

Como Citar

OLIVEIRA FELICIANO, J. M.; GONÇALVES FELICIANO DOS SANTOS, J. HIGHER EDUCATION IN BRAZIL: A STATIC ANALYSIS OF EDUCATIONAL INSTITUTIONS IN THE COUNTRY: EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL: UMA ANÁLISE ESTÁTICA DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO NO PAÍS. Revista Visão: Gestão Organizacional, Caçador (SC), Brasil, v. 11, n. 2, p. 92–106, 2022. DOI: 10.33362/visao.v11i2.2857. Disponível em: https://periodicos.uniarp.edu.br/index.php/visao/article/view/2857. Acesso em: 20 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos