Marketing de serviços de saúde: a satisfação dos beneficiários de planos odontológicos do município de Petrópolis, Rio de Janeiro

Health services marketing: satisfaction of insurance dental beneficiaries in the city of Petrópolis, Rio de Janeiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33362/visao.v13i2.3403

Palavras-chave:

Mercado de Serviços de Saúde, Planos de Assistência Odontológica, Satisfação dos Usuários, Odontologia, Serviços Odontológicos

Resumo

Na saúde, em especial no setor privado de assistência odontológica, diferenciação nem sempre é possível, por isso a qualidade dos serviços e a excelência no atendimento são essenciais na conquista da satisfação do cliente. O objetivo deste artigo foi medir a satisfação dos clientes usuários de planos odontológicos do município de Petrópolis, no Rio de Janeiro, bem como compreender o marketing de serviços na saúde, através da aplicação de um questionário online respondido por 116 pessoas. Foi possível identificar que 72% não recebeu nenhum tipo de contato por parte da operadora, porém quando este usuário necessita recorrer aos serviços de atendimento, 57% deles dizem ser bem atendidos. Constatou-se que 65% dos beneficiários estão satisfeitos com seus planos, mas alguns pontos precisam de melhorias, como o aumento da rede credenciada, a cobertura dos procedimentos e ampliar o hábito de se comunicar e relacionar com os clientes. Dentre as propostas está o monitoramento por parte das empresas, dos serviços prestados.

Palavras-Chave: Mercado de Serviços de Saúde. Planos de Assistência Odontológica. Satisfação dos Usuários. Odontologia. Serviços Odontológicos.

 

Abstract: In healthcare, especially in the private dental care, differentiation is not always possible, which is why the quality of services and excellence in care are essential in achieving customer satisfaction. The objective of this article was to measure the satisfaction of customers using insurance dental in the city of Petrópolis, in Rio de Janeiro, as well as to understand the marketing of health services, through the application of an online questionnaire answered by 116 people. It was possible to identify that 72% did not receive any type of contact from the operator, but when this user needs to resort to customer service, 57% of them say they are well attended to. It was found that 65% of beneficiaries are satisfied with their plans, but some points need improvement, such as increasing the accredited network, coverage of procedures and expanding the habit of communicating and relating to customers. Among the proposals is monitoring by companies of the services provided.

Keywords: Health Services Marketing. Insurance Dental. Satisfaction Consumer. Dentistry. Dental Care.

Biografia do Autor

Lorrane de Souza Tavares, Universidade de São Paulo (USP) ESALQ

Adminstradora e MBA em Gestão de Negócios pela ESALQ USP

Décio Henrique Franco, FOP UNICAMP

Doutor em Odontologia e Administrador. FOP UNICAMP.

Referências

AGÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE SUPLEMENTAR [ANS]. Consultas públicas. 2020. Disponível em: <https://www.gov.br/ans/pt-br>. Acesso em: 12 jun. 2020.

AGÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE SUPLEMENTAR [ANS]. Resolução Normativa - RN Nº 507, de 30 de março de 2022. Dispõe sobre o Programa de Acreditação de Operadoras de Planos Privados de Assistência à Saúde. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/ans/2022/res0507_11_04_2022.html Acesso em: 10 mai. 2024.

AGÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE SUPLEMENTAR [ANS]. Resolução Normativa - RN Nº 518, de 29 de abril de 2022. Dispõe sobre adoção de práticas mínimas de governança corporativa, com ênfase em controles internos e gestão de riscos, para fins de solvência das operadoras de plano de assistência à saúde. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/ans/2022/res0518_04_05_2022.html Acesso em: 10 mai. 2024.

AMERICAN MARKETING ASSOCIATION [AMA]. Definitions of Marketing. 2020. Disponível em: <https://www.ama.org/the-definition-of-marketing-what-is-marketing/> Acesso em: 18 mar. 2020.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PLANOS DE SAÚDE [ABRAMGE]. Cenário Saúde. 2020. Disponível em: <https://abramge.com.br/cenario-saude-volume-4-no-3-de-2019/> Acesso em: 05 fev. 2020.

CONSELHO FEDERAL DE ODONTOLOGIA [CFO]. Dados estatísticos de profissionais e entidades ativas por localidade. 2020. Disponível em: < http://website.cfo.org.br/dados-estatisticos-de-profissionais-e-entidades-ativas-por-localidade/ > Acesso em: 13 mar. 2020.

FITZSIMMONS, J. A.; FITZSIMMONS, M. J. Administração de serviços: operações, estratégia e tecnologia da informação. 7. ed. Porto Alegre: AMGH, 2014.

GARBIN, D; MATTEVI, G. S.; CARCERERI, D. L.; Caetano, J. C. Odontologia e Saúde Suplementar: marco regulatório, políticas de promoção da saúde e qualidade da atenção. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 18, n. 2, p. 441-452, 2013.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2017.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2019.

GRÖNROOS, C. Um modelo de qualidade de serviço e suas implicações para o marketing. RAE - Revista de Administração de Empresas, [S. l.], v. 46, n. 4, p. 88–95, 2006. Disponível em: <https://periodicos.fgv.br/rae/article/view/37245>. Acesso em: 20 abr. 2020.

HOFFMAN, K. D.; BATESON, J. E. G. Princípios de marketing de serviços: Conceitos, estratégias e casos. 3. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2016.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA [IBGE]. População de Petrópolis. 2020a. Disponível em :<https://cidades.ibge.gov.br/brasil/rj/petropolis/panorama > Acesso em: 06 out. 2020.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA [IBGE]. Produto Interno Bruto PIB. 2020b. Disponível em:<https://www.ibge.gov.br/explica/pib.php> Acesso em: 20 nov. 2020.

KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de Marketing. 15. ed. São Paulo: Pearson, 2019.

KUAZAQUI, E.; TANAKA, L. C. T. Marketing e gestão estratégica de serviços em saúde. São Paulo: Cengage Learning, 2008.

LAS CASAS, A. L.; LAS CASAS, J. L. Marketing de serviços: Como criar valores e experiências positivas aos clientes. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2019.

LOVELOCK, C.; WIRTZ, J. Marketing de serviços: Pessoas, tecnologia e resultados. 5. ed. São Paulo: Pearson, 2006.

MACHLINE, C.; SERSON, F. M.; BELLUOMINI, A. Uma pesquisa de satisfação dos clientes de planos de saúde. In: XVI SIMPOI - SIMPÓSIO DE ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO, LOGÍSTICA E OPERAÇÕES INTERNACIONAIS, 2013, FGV-EAESP, São Paulo, Anais... 2013, p. 1-10.

MALHOTRA, N. K. Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. 7. ed. Porto Alegre: Bookman, 2019.

MATTAR, F. N. Pesquisa de marketing: metodologia, planejamento, execução e análise. 7. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2014.

MOURA, B. R. B; OLIVEIRA, R. C. R.; VALENÇA, A. K. A.; QUEIROZ, L. S. Marketing de Relacionamento para a Satisfação e Fidelização de Clientes de Planos Odontológicos. In: 1º CONGENTI – CONGRESSO DE GESTÃO, NEGÓCIO E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO, 2017, Universidade Tiradentes. Aracajú. Anais... 2017, p.1-14.

NEUMANN, D. G. Modelo de atenção em saúde bucal na saúde suplementar: uma análise a partir das operadoras de planos odontológicos no Brasil. 2014. Tese (Doutorado em Odontologia), Centro de Ciências da Saúde. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129479> Acesso em: 02 out. 2020

PEREIRA, A. A. Satisfação de beneficiários de planos odontológicos: um estudo de caso em uma operadora de autogestão. 2015. Trabalho de conclusão de curso - Graduação em Odontologia. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/133535> Acesso em: 20 set. 2020.

TORRES, S. C.; COSTA, I. C. C. Satisfação dos usuários atendidos nas clínicas integradas do Departamento de Odontologia da UFRN. Revista Ciência Plural. Natal, RN, v. 1, n. 2, p. 4-18, 2015.

VIEIRA, C.; COSTA, N. R. Estratégia profissional e mimetismo empresarial: os planos de saúde odontológicos no Brasil. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 13, n. 5, p.1579-1588, 2008.

ZEITHAML, V. A.; BITNER, M. J.; GREMLER, D. D. Marketing de serviços: a empresa com foco no cliente. 6. ed. Porto Alegre: AMGH, 2014.

Downloads

Publicado

2024-10-11

Como Citar

TAVARES, L. de S.; FRANCO, D. H. Marketing de serviços de saúde: a satisfação dos beneficiários de planos odontológicos do município de Petrópolis, Rio de Janeiro: Health services marketing: satisfaction of insurance dental beneficiaries in the city of Petrópolis, Rio de Janeiro. Revista Visão: Gestão Organizacional, Caçador (SC), Brasil, v. 13, n. 2, p. e3403-e3403, 2024. DOI: 10.33362/visao.v13i2.3403. Disponível em: https://periodicos.uniarp.edu.br/index.php/visao/article/view/3403. Acesso em: 20 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos