USO E INTENÇÃO DE USO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO: ESTUDO EM UMA UNIVERSIDADE

Autores/as

  • Rafaele Matte Wojahn FURB - Universidade Regional de Blumenau https://orcid.org/0000-0002-7933-9677
  • Viviane Alexandra Machado Saragoça FURB - Universidade Regional de Blumenau
  • Maria José Carvalho de Souza Domingues FURB - Universidade Regional de Blumenau

DOI:

https://doi.org/10.33362/visao.v9i1.2120

Palabras clave:

Tecnologia da Informação e da Comunicação, Universidade, UTAUT.

Resumen

O presente estudo busca identificar quais os fatores que influenciam no uso, bem como, na intenção de uso de tecnologias da informação e da comunicação em uma universidade. Para tanto, optou-se em conduzir o estudo sob a abordagem quantitativa, definida como causal, survey e de corte transversal. A amostra foi composta por 119 técnicos administrativos de uma universidade. Os dados foram analisados pela estatística descritiva, no intuito de caracterizar a amostra e, para testar as relações, optou-se pela modelagem de equações estruturais. Os resultados indicaram que apenas a expectativa de performance influencia na intenção de uso de tecnologia da informação e da comunicação e, apenas as condições facilitadoras influenciam no uso da tecnologia da informação e da comunicação. Outro resultado foi a ausência de moderação entre os construtos por fatores como voluntariedade, idade, gênero e, tempo de casa.

Biografía del autor/a

Rafaele Matte Wojahn, FURB - Universidade Regional de Blumenau

Graduada em Design - Projeto de Produto (FURB)

Especialista em Gestão Estratégica de Negócios (ANHANGUERA)

Mestre em Administração (FURB)

Doutoranda em Ciências Contábeis e Administração (FURB)

Bolsista do FUMDES/UNIEDU

Viviane Alexandra Machado Saragoça, FURB - Universidade Regional de Blumenau

Graduada em Turismo e Lazer (FURB)

Graduada em Administração (FURB)

Especialista em Gerenciamento Executivo de Marketing (FURB)

Mestre em Administração (FURB)

Maria José Carvalho de Souza Domingues, FURB - Universidade Regional de Blumenau

Graduada em Ciências da Administração (UFSC)

Mestre em Admnistração (USFC)

Doutora em Engenharia da Produção (UFSC)

Professora titular no departamento de Administração da Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Citas

AJZEN, I. The theory of planned behavior. Orgnizational Behavior and Human Decision Processes, v. 50, p. 179–211, 1991.

BERNARDES, J. F.; ABREU, A. F. DE. A contribuição dos sistemas de informações na gestão universitária. IV Colóquio Internacional sobre Gestão Universitária na América do Sul. Anais...2004 Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/35705>

BOBSIN, D.; VISENTINI, M. S.; RECH, I. Em busca do estado da arte do UTAUT: ampliando as considerações sobre o uso da tecnologia. RAI - Revista de Administração e Inovação, v. 6, n. 2, p. 99–118, 2009.

CHIN, W. W. Bootstrap cross-validation indices for PLS path model assessment. In: Handbook of partial least squares: concepts methods and applications. [s.l.] Springer, 2010.

COHEN, J. Statistical Power Analysis for the Behaviour Sciences. 2. ed. New York: Psycology Press, 1988.

COMPEAU, D. R.; HIGGINS, C. A. Development of a Measure and Initial Test. MIS Quarterly, v. 19, n. 2, p. 189–211, 2015.

CRONBACH, L. J. Coefficient alpha and the internal structure of tests. Psychometrika, v. 16, n. 3, p. 297–334, 1951.

DAVIS, F.; BAGOZZI, R.; WARSHAW, P. User Acceptance of Computer Technology: a Comparison of Two Theoretical Models. Management Science. Aug1989, v. 35, n. 8, p. 982–1003, 1989.

DAVIS, F. D. Perceived Usefulness, Perceived Easeof Use, and User Acceptance of Information Technology. MIS Quarterly, v. 13, n. 3, p. 319–340, 1989.

FARIAS, J. S. et al. A aceitação do Moodle na Educação a Distância: uma aplicação do Modelo Conceitual UTAUT. Revista Eletrônica do Alto Vale do Itajaí, v. 3, n. 4, p. 40–53, 2015.

FISHBEIN, M.; AJZEN, I. Belief, Attitude, Intention and Behavior: An Introduction to Theory and Research. [s.l.] Addison-Wesley, Reading,MA, 1975.

FORNELL, C.; LARCKER, D. F. Evaluating Structural Equation Models with Unobservable Variables and Measurement Error. Journal of Marketing Research, v. 18, n. 1, p. 39, 1981.

HAIR JR., J. F. et al. Análise multivariada de dados. 5a ed. Porto Alegre: Bookmann, 2005.

HAIR JR, J. F. et al. Partial least squares structural equation modeling (PLS-SEM). European Business Review, v. 26, n. 2, p. 106–121, 2014.

HENSELER, J.; RINGLE, C. M.; SINKOVICS, R. R. The use of partial least squares path modeling in international marketing. Advances in International Marketing (AIM)2, v. 20, p. 277–320, 2009.

MALHOTRA, Y.; GALLETTA, D. F.; KIRSCH, L. J. How Endogenous Motivations Influence User Intentions: Beyond the Dichotomy of Extrinsic and Intrinsic User Motivations. Journal of Management Information Systems, v. 25, n. 1, p. 267–300, 2008.

MEIRELLES, F. DE S.; LONGO, L. Adoção de plataforma estratégica de tecnologia de informação e comunicação: análise baseada no modelo UTAUT. Revista da FAE, v. 17, n. 1, p. 110–125, 2015.

MOORE, G. C.; BENBASAT, I. Integrating Diffusion of Innovations and Theory of Reasoned Action models to predict utilization of information technology by end-users. Diffusion and Adoption of Information Technology SE - 10, p. 132–146, 1996.

RAMOS, S. P. et al. Intenção e uso de tecnologias de informação e comunicação pelos docentes do curso de administração e ciências contábeis das universidades integrantes do sistema ACAFE. XIV Colóquio Internacional de Gestão Universitária - CIGU. Anais...Florianópolis: 2014

RINGLE, C. M.; DA SILVA, D.; BIDO, D. D. S. Structural Equation Modeling with the Smartpls. Revista Brasileira de Marketing, v. 13, n. 2, p. 56–73, 2014.

SARAGOÇA, V. A. M. Fatores influenciadores na utilização de tecnologias da informação e comunicação em uma instituição de ensino superior. [s.l.] FURB - Universidade Regional de Blumenau, 2013.

SARAGOÇA, V. A. M.; DOMINGUES, M. J. C. DE S. Fatores que Influenciam o Uso e a Intenção de Uso das Tecnologias: Um estudo em uma Universidade. Encontro da ANPAD - EnANPAD, 37. Anais...Rio de Janeiro: 2013

TAYLOR, S.; TODD, P. A. Understanding information technology usage: A test of competing modelsInformation Systems Research, 1995.

THOMPSON, R. L.; HIGGINS, C. A.; HOWELL, J. M. Personal computing: Toward a conceptual model of utilization. MIS Quarterly, v. 15, n. 1, p. 124–143, 1991.

TORRES, E. F.; MAZZONI, A. A. Conteúdos digitais multimídia: o foco na usabilidade e acessibilidade. Ciência da Informação, v. 33, n. 2, p. 152–160, 2004.

VALLERAND, R. J. Toward a hierarchical model of intrinsic and extrinsic motivation. Advances in experimental social psychology, v. 29, p. 271–360, 1997.

VENKATESH, V. et al. User Acceptance of Information Technology: Toward a Unified View. MIS Quarterly2, v. 27, n. 3, p. 425–478, 2003.

VENKATESH, V.; DAVIS, F. D. A Theoretical Extension of the Technology Acceptance Model: Four Longitudinal Field Studies. Management Science, v. 46, n. 2, p. 186–204, 2000.

Publicado

2020-07-02

Cómo citar

WOJAHN, R. M.; SARAGOÇA, V. A. M.; DOMINGUES, M. J. C. de S. USO E INTENÇÃO DE USO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO: ESTUDO EM UMA UNIVERSIDADE. Revista Visão: Gestão Organizacional, Caçador (SC), Brasil, v. 9, n. 1, p. 34–51, 2020. DOI: 10.33362/visao.v9i1.2120. Disponível em: https://periodicos.uniarp.edu.br/index.php/visao/article/view/2120. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos