INTRODUÇÃO DOS INDICADORES DE KPI À LUZ DO LEAN KATA COACHING PARA A REDUÇÃO DOS ÍNDICES DE TURNOVER E ABSENTEÍSMO ATRAVÉS DA CAPACITAÇÃO DE FUNCIONÁRIOS NO ATENDIMENTO DOS PACIENTES DE UM HOSPITAL

INTRODUCTION OF KPI INDICATORS THROUGH LEAN KATA COACHING TO REDUCE TURNOVER AND ABSENTEEISM RATES THROUGH STAFF TRAINING IN PATIENT CARE IN A HOSPITAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33362/visao.v11i1.2719

Resumo

O novo comportamento empresarial impulsionado pela globalização têm provocado crescentes mudanças em diversos setores das organizações. O presente trabalho tem o objetivo de analisar os benefícios adquiridos com a implantação da filosofia Lean Kata Coaching (LKC), reduzindo os índices de turnover e absenteísmo dos colaboradores que atuam diretamente no atendimento de um hospital localizado no interior do estado de São Paulo, que devido às questões de confidencialidade, foi designado neste trabalho como Hospital Beta. Por isso, a fim de tornar a concretização visível aos colaboradores da empresa, nessa análise foi utilizado formulários de maneira descritiva e qualitativa, pois essas formas pesquisa permitem maior interação com o cotidiano da linha de produção organizacional. Através desta pesquisa foi possível evidenciar os benefícios obtidos com a implantação do Lean Kata Coaching (LKC), já que ele se mostra eficiente para empresas prestadoras de serviço, como hospitais. Além disso, pode-se se evidenciar que através das diretrizes fornecidas por esta filosofia possibilitam a aquisição novas competências, elevando a motivação dos colaboradores perante os serviços prestados pelo hospital em evidência.

Palavras-Chave: Gestão por Competências. Indicadores Chave de Desempenho (KPI). Lean Kata Coaching. Atendimento. Hospital.

 

Abstract: The new business behavior driven by globalization has caused increasing changes in several sectors of the organizations. The present work will analyze the benefits gained from the implementation of the Lean Kata Coaching (LKC) philosophy, reducing turnover rates and absenteeism of employees who work directly in the care of a hospital located in the interior of the state of São Paulo, due to confidentiality issues, was designated as Hospital Beta. Therefore, in order to make the realization visible to employees of the company, in this analysis forms were used in a descriptive and qualitative way, because these research forms allow greater interaction with the daily production organizational line. Through this research it was possible to highlight the benefits obtained with the implementation of Lean Kata Coaching (LKC), since it is efficient for companies that provide service, such as hospitals. In addition, it can be evidenced that through the guidelines provided by this philosophy make it possible to acquire new competencies, raising the motivation of the employees before the services provided by the hospital in evidence.

Keywords: Management by Competences. Key Performance Indicators (KPI). Lean Kata Coaching. Attendance. Hospital.

Biografia do Autor

Juan Moreira, Centro Universitário de Patos de Minas

Mestrando em Administração pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU (2022 - atual). Especialista em Gestão da Qualidade (2020) pelo Centro de Ensino Superior de Maringá. Graduado em Engenharia de Produção pelo Centro Universitário de Patos de Minas (2018). Possui experiência em pesquisas técnico-científicas com foco em Engenharia da Qualidade, Projeto e Organização do Trabalho, Gestão do Conhecimento Organizacional com ênfase em Sistemas Produtivos, Gestão do Desempenho e Gestão por Processos.

Referências

CABEZA, L. F. et al. Key performance indicators in thermal energy storage: Survey and assessment. Renewable Energy, v. 83, p. 820-827, 2015.

DALL’INHA, G. R. A influência das práticas e das políticas de recursos humanos sobre o absenteísmo e a rotatividade: um estudo de caso. Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Florianópolis/SC, 2006.

FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo, Atlas, 2002.

GONÇALVES, José Ernesto Lima. As empresas são grandes coleções de processos. RAE – Revista de Administração de Empresas. São Paulo, v.40, n.1, p. 6-19, jan/mar, 2000.

GRAMIGNA, Maria Rita. Modelos de competências e gestão de talentos. São Paulo: Person/Markrin Books, 2004

KOSAKA, D. Kata: criando a cultura da melhoria contínua. 2013. Disponível em: < http://www.lean.org.br/comunidade/clipping/clipping_265.pdf> Acesso em: 25 mar. 2018.

MOREIRA, J. P. S. Análise de falhas com base na metodologia Troubleshooting: um estudo de caso em uma empresa do setor industrial. In: XXXVII Encontro Nacional de Engenharia de Produção, Joinville/SC. 2017.

MOREIRA, J. P. S.. Implantação da metodologia FMEA no gerenciamento de riscos e falhas existentes no setor de pediatria de um hospital. In: XXIII Simpósio de Engenharia de Produção - SIMPEP, Bauru, SP, 2016.

OSONO, E; SHIMIZU, N; TAKEUCHI, H. Relatório Toyota. São Paulo: Ediouro, 2008.

PARMENTER, D. Key performance indicators: developing, implementing, and using winning KPIs. John Wiley & Sons, 2010.

PARRY, S. B. The quest for competences. Training, New York, p. 48-54, July 1996.

RISSI, V.; BREGOLI, M.; ALDEBRAND, F. Estratégias de recrutamento e seleção x rotatividade: Estudo de caso em uma cooperativa industrial. 2009.

ROTHER, M. Toyota Kata: gerenciando pessoas para melhoria, adaptabilidade e resultados excepcionais. Porto Alegre: Bookman, 2010.

ROTHER, M.; AULINGER, G. Toyota Kata Culture: Building Organization Capability and Mindset Through Kata Coaching. New York: McGraw Hill, 2017.

SANTOS, E.L.; et al. O caso de implantação da gestão de Competências por Processos no Operador Nacional do Sistema Elétrico. In: Congresso Anual da Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento, 2004, São Paulo.

Downloads

Publicado

2022-03-04

Como Citar

MOREIRA, J. INTRODUÇÃO DOS INDICADORES DE KPI À LUZ DO LEAN KATA COACHING PARA A REDUÇÃO DOS ÍNDICES DE TURNOVER E ABSENTEÍSMO ATRAVÉS DA CAPACITAÇÃO DE FUNCIONÁRIOS NO ATENDIMENTO DOS PACIENTES DE UM HOSPITAL: INTRODUCTION OF KPI INDICATORS THROUGH LEAN KATA COACHING TO REDUCE TURNOVER AND ABSENTEEISM RATES THROUGH STAFF TRAINING IN PATIENT CARE IN A HOSPITAL. Revista Visão: Gestão Organizacional, Caçador (SC), Brasil, v. 11, n. 1, p. 50–62, 2022. DOI: 10.33362/visao.v11i1.2719. Disponível em: https://periodicos.uniarp.edu.br/index.php/visao/article/view/2719. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos