ANÁLISE DA GERAÇÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS PASSÍVEIS DE RECICLAGEM EM UMA EMPRESA TRANSPORTADORA DO MUNICÍPIO DE CAÇADOR/SC, BRASIL

Autores

  • Lucas Perboni UNIARP
  • Roger Francisco Ferreira de Campos

Palavras-chave:

Gestão de Resíduos. Geração de Resíduos. Empresa de Transportes

Resumo

No atual cenário as empresas vêm se preocupando cada vez mais com a questão ambiental, devido às questões relacionadas aos impactos ambientais e as exigências dos clientes pela compra de um produto proveniente de uma empresa como processo de minimização de impacto ambiental. Portanto, o presente trabalho tem como objetivo avaliar a gestão e a geração de resíduos sólidos passíveis de reciclagem provenientes de uma empresa transportadora. O estudo foi localizado na cede central localizada no município de Caçador/SC, visto que a mesma recebe o material passível de reciclagem de todas as centrais da empresa. Com o estudo é possível observar que a empresa do estudo não apresenta um valor significativo na geração de resíduos. No entanto, a empresa está contribuindo para as questões ambientais, sendo que o material é vendido a uma recicladora do município de Caçador e o valor coletado é distribuído na forma de donativo a benefícios para os funcionários, contribuindo para a parte social da empresa. Assim, através do estudo é possível concluir que realizar a separação e triagem dos materiais, com um pós revenda é possível obter um retorno financeiro e o mesmo pode ser revertido na forma de ações socioambiental das empresas.

Palavras-Chave: Gestão de Resíduos. Geração de Resíduos. Empresa de Transportes.

ABSTRACT

In the current scenario, companies are increasingly concerned with the environmental issue, due to issues related to environmental impacts and customer requirements for the purchase of a product from a company as a process of minimization of environmental impact. Therefore, the present work aims to evaluate the management and generation of recyclable solid waste from a transport company. The study was located at the central site located in the municipality of Caçador/SC, since it receives recyclable material from all the plants of the company. With the study it is possible to observe that the study company does not present a significant value in the generation of waste. However, the company is contributing to environmental issues, and the material is sold to a recycler in the municipality of Caçador and the amount collected is distributed as a donation to employee benefits, contributing to the social part of the company. Thus, through the study it is possible to conclude that the separation and sorting of the materials, with a post-resale it is possible to obtain a financial return and the same can be reverted in the form of social-environmental actions of the companies.

Keywords: Waste management. Waste Generation. Transportation company.

Biografia do Autor

Roger Francisco Ferreira de Campos

É mestrando em Ciências Ambientais pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2015). Possui graduação em Engenharia Ambiental e Engenharia Sanitária e Ambiental pela Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (2014), pós-graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária pela Universidade Candido Mendes (2016), pós-graduação em Engenharia de Segurança de Trabalho pela Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (2016) e pós-graduação em Direito Ambiental pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (2017). Atua como professor e pesquisador da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe e é membro da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Caçador- ADEAC. Tem experiência em Gerenciamento de Resíduos Sólidos, Levantamento Biológico de Basidiomicetos, Saneamento Básico e Recuperação de Áreas Degradadas. Atuando principalmente nos seguintes temas: Gestão de Resíduos Sólidos e Gestão de Recursos Hídricos.

Downloads

Publicado

2018-02-15

Edição

Seção

Artigos