LEVANTAMENTO DE POPULAÇÕES DE Hydrochoerus hydrochaeris NO CENTRO URBANO DE CAÇADOR-SC

Autores

  • Anderson Clayton Copini UNIARP
  • Andrea Tozzo Marafon UNIARP, Caçador, SC

Palavras-chave:

Hydrochoerus hydrochaeris, capivara, explotação, retirada de recursos naturais.

Resumo

Diversos problemas vem surgindo com a presença desordenada do crescimento populacional de capivaras (Hydrochoerus hydrochaeris). Um meio de controle e manuseio desta espécie silvestre vem sendo testado em diversas localidades do Brasil.  As políticas de manejo da capivara não envolvem a caça direta por ela ser considerada uma atividade ilegal na maioria dos países de sua distribuição geográfica, com exceção da Venezuela, de algumas províncias da Argentina, Peru e Suriname (OJASTI 1991). No Brasil, apesar das restrições legais que proíbem sua caça, a espécie passou a ser vista não mais como alternativa viável para criação intensiva em cativeiro, como inicialmente proposto por Lavorenti (1989), mas como um recurso natural a ser manejado de forma extensiva (Moreira e MacDonald 1997), baseado em conceitos de sustentabilidade biológica de explotação populacional ( Caughley 1977, Caughley e Sinclair 1994).     Devido ao consumo ilegal da carne deste animal por parte da população em geral, e também o descuido, já que este animal é portador de um carrapato cuja traz muitas complicações à saúde humana, um estudo mais focado no controle de bandos será realizado no município de Caçador/SC.

Em Caçador/SC com o aumento significativamente grande do número de capivaras, um estudo, visando o levantamento destas populações foi realizado tentando estabelecer a localização dos diversos grupos e uma quantificação de todos os membros do mesmo. A pesquisa estabelecida em toda a área urbana da cidade de Caçador/SC, com 10 pontos estabelecidos para estudo, foram visitados a partir da informação de moradores da região, onde os mesmos afirmaram terem visto as populações de H. hydrochaeris com frequência. Para que a contagem e observação dos grupos seja um sucesso, o método de registro instantâneo das atividades de cada individuo em um grupo, é necessário que os intervalos sejam pré selecionados (ALTMANN, 1974). Um ponto importante para a visualização de grupos de H. hydrochaeris é quando o observador, ou seja, o pesquisador não consegue visualizar todos os indivíduos do grupo, tornando-se um problema chamado “vício de visibilidade”, conforme Setz, 1991. Isso poderá tornar um problema quando a pesquisa trata-se de levantamento populacional. Destacando este fato houve saídas no período diurno e noturno para confirmação dos grupos de capivara que rondam pontos da região urbana da cidade, já que a mesma pode alterar seus hábitos conforme sentir-se mais tranquila para sua circulação. O objetivo do trabalho foi fazer o levantamento de populações, visualizando quais pontos do centro urbano do município, está sendo mais visitado pelo espécime. Pode-se concluir que nos pontos de número 01 (um) e 02 (dois) não obteve registros, ou seja, contato direto com o espécime, já nos pontos 03 (três) e 04 (quatro) há indícios e relatos de extermínio, e nos pontos 05 (cinco) ao 15 (quinze) realizou o contato direto com espécies de H. hidrochaeris.

Biografia do Autor

Andrea Tozzo Marafon, UNIARP, Caçador, SC

Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil. Mestrado em Engenharia Ambiental Fundação Universidade Regional de Blumenau, FURB, Brasil

Publicado

2015-04-22

Edição

Seção

Artigos