LEVANTAMENTO DE POPULAÇÕES DE Hydrochoerus hydrochaeris NO CENTRO URBANO DE CAÇADOR-SC
Palavras-chave:
Hydrochoerus hydrochaeris, capivara, explotação, retirada de recursos naturais.Resumo
Diversos problemas vem surgindo com a presença desordenada do crescimento populacional de capivaras (Hydrochoerus hydrochaeris). Um meio de controle e manuseio desta espécie silvestre vem sendo testado em diversas localidades do Brasil. As políticas de manejo da capivara não envolvem a caça direta por ela ser considerada uma atividade ilegal na maioria dos países de sua distribuição geográfica, com exceção da Venezuela, de algumas províncias da Argentina, Peru e Suriname (OJASTI 1991). No Brasil, apesar das restrições legais que proíbem sua caça, a espécie passou a ser vista não mais como alternativa viável para criação intensiva em cativeiro, como inicialmente proposto por Lavorenti (1989), mas como um recurso natural a ser manejado de forma extensiva (Moreira e MacDonald 1997), baseado em conceitos de sustentabilidade biológica de explotação populacional ( Caughley 1977, Caughley e Sinclair 1994). Devido ao consumo ilegal da carne deste animal por parte da população em geral, e também o descuido, já que este animal é portador de um carrapato cuja traz muitas complicações à saúde humana, um estudo mais focado no controle de bandos será realizado no município de Caçador/SC.
Em Caçador/SC com o aumento significativamente grande do número de capivaras, um estudo, visando o levantamento destas populações foi realizado tentando estabelecer a localização dos diversos grupos e uma quantificação de todos os membros do mesmo. A pesquisa estabelecida em toda a área urbana da cidade de Caçador/SC, com 10 pontos estabelecidos para estudo, foram visitados a partir da informação de moradores da região, onde os mesmos afirmaram terem visto as populações de H. hydrochaeris com frequência. Para que a contagem e observação dos grupos seja um sucesso, o método de registro instantâneo das atividades de cada individuo em um grupo, é necessário que os intervalos sejam pré selecionados (ALTMANN, 1974). Um ponto importante para a visualização de grupos de H. hydrochaeris é quando o observador, ou seja, o pesquisador não consegue visualizar todos os indivíduos do grupo, tornando-se um problema chamado “vício de visibilidade”, conforme Setz, 1991. Isso poderá tornar um problema quando a pesquisa trata-se de levantamento populacional. Destacando este fato houve saídas no período diurno e noturno para confirmação dos grupos de capivara que rondam pontos da região urbana da cidade, já que a mesma pode alterar seus hábitos conforme sentir-se mais tranquila para sua circulação. O objetivo do trabalho foi fazer o levantamento de populações, visualizando quais pontos do centro urbano do município, está sendo mais visitado pelo espécime. Pode-se concluir que nos pontos de número 01 (um) e 02 (dois) não obteve registros, ou seja, contato direto com o espécime, já nos pontos 03 (três) e 04 (quatro) há indícios e relatos de extermínio, e nos pontos 05 (cinco) ao 15 (quinze) realizou o contato direto com espécies de H. hidrochaeris.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).