ANÁLISE QUANTITATIVA DA GERAÇÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL: ESTUDO DE CASO NO MUNICÍPIO DE ITAPIRANGA – SC

Autores

  • Daiane Cristine Kuhn Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Roger Francisco Ferreira de Campos Universidade Alto Vale do Rio do Peixe
  • Mariana Ribeiro Santiago Universidade Federal do Pampa
  • Tatiane Morita Oliveira Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Daniel Leal Brandão Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Resumo

A construção civil está no topo dos setores que mais causam impactos ambientais devido ao grande volume de resíduos sólidos gerados. O maior responsável pelo alto índice de geração desses resíduos, é a falta de gerenciamento dos trabalhos de construção. Deste modo, o objetivo do estudo é propor o gerenciamento dos resíduos sólidos da construção civil, em dois canteiros de obra, com características de reforma e de construção nova, ambas localizadas no município de Itapiranga – SC. Para tanto, realizou-se uma análise quantitativa dos resíduos gerados, que compreendeu dois períodos – sem conscientização e com conscientização. Adotaram-se ações de gerenciamento, como minimização, segregação, acondicionamento, transporte, reutilização e correta disposição final dos rejeitos. Como resultados obteve-se a organização do canteiro, a segregação, o acondicionamento e o reuso dos resíduos gerados. Logo, é possível reduzir expressivamente a geração de resíduos, tanto para uma obra de construção nova, como para reforma. Entretanto, torna-se necessário o envolvimento de todos os responsáveis pela obra e o comprometimento com a destinação adequada.

Biografia do Autor

Daiane Cristine Kuhn, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Engenheira   Ambiental   e   Sanitarista, mestre   em   Engenharia   Sanitária   e   Ambiental   pela Universidade Estadual do Centro Oeste, doutoranda em Engenharia Civil pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Roger Francisco Ferreira de Campos, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe

Engenheiro Ambiental e Sanitarista, mestre em Ciências Ambientais pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), doutorando em Engenharia Civil pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e é docente da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP), campus Caçador.

Mariana Ribeiro Santiago, Universidade Federal do Pampa

Engenheira Ambiental e professora Dra. na Universidade Federal do Pampa. 

Tatiane Morita Oliveira, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Engenheira Industrial da Madeira e é mestranda em Engenharia Civil pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). 

Daniel Leal Brandão, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Engenheiro Civil e é mestranda em Engenharia Civil pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). 

Downloads

Publicado

2021-12-22

Edição

Seção

Artigos