ANÁLISE QUANTITATIVA DA GERAÇÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL: ESTUDO DE CASO NO MUNICÍPIO DE ITAPIRANGA – SC
Abstract
A construção civil está no topo dos setores que mais causam impactos ambientais devido ao grande volume de resíduos sólidos gerados. O maior responsável pelo alto índice de geração desses resíduos, é a falta de gerenciamento dos trabalhos de construção. Deste modo, o objetivo do estudo é propor o gerenciamento dos resíduos sólidos da construção civil, em dois canteiros de obra, com características de reforma e de construção nova, ambas localizadas no município de Itapiranga – SC. Para tanto, realizou-se uma análise quantitativa dos resíduos gerados, que compreendeu dois períodos – sem conscientização e com conscientização. Adotaram-se ações de gerenciamento, como minimização, segregação, acondicionamento, transporte, reutilização e correta disposição final dos rejeitos. Como resultados obteve-se a organização do canteiro, a segregação, o acondicionamento e o reuso dos resíduos gerados. Logo, é possível reduzir expressivamente a geração de resíduos, tanto para uma obra de construção nova, como para reforma. Entretanto, torna-se necessário o envolvimento de todos os responsáveis pela obra e o comprometimento com a destinação adequada.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Liane da Silva Bueno; Daiane Cristine Kuhn, Roger Francisco Ferreira de Campos, Mariana Ribeiro Santiago, Tatiane Morita Oliveira, Daniel Leal Brandão
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).