FATORES LIMITANTES DO PROCESSO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL NO BRASIL

Autores

  • Bárbara Tramontina Rodrigues Universidade Federal do Paraná
  • Igor Furukita Baptista Universidade Federal do Paraná
  • Andréa Ryba Lenzi Universidade Federal do Paraná
  • André Nagalli Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Roger Francisco Ferreira de Campos Universidade Alto Vale do Rio do Peixe

Resumo

A indústria da construção civil é uma das maiores geradoras de resíduos no mundo. No Brasil, percebe-se uma ineficiência tanto em seus processos, quanto no gerenciamento eficiente do volume gerado de resíduos. Nesse sentido, o presente estudo buscou compreender o processo de gerenciamento de resíduos da construção civil na cidade de Curitiba – Paraná, bem como suas limitações. Para tanto, realizou-se uma pesquisa exploratória de caráter qualitativo, com a realização de entrevistas semiestruturadas e questionários com empresas integrantes deste setor. Foram identificados como principais problemas:  separação inadequada em obras, contaminação de resíduos por falta de capacitação de funcionários, falta de conhecimento de que a adequada destinação do resíduo é de responsabilidade do gerador, entre outras, além da observação de que ainda existem empresas que não realizam a separação. Concluiu-se que a falta de instrução e/ou especialização da mão de obra é um elemento crítico e que acaba afetando todo o processo de gerenciamento.

Biografia do Autor

Bárbara Tramontina Rodrigues, Universidade Federal do Paraná

Graduanda em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). 

Igor Furukita Baptista, Universidade Federal do Paraná

Graduando em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). 

Andréa Ryba Lenzi, Universidade Federal do Paraná

Engenheira Química, mestre em Engenharia Química pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e é professora do Departamento de Transportes da UFPR. 

André Nagalli, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Engenheiro Civil, mestre em Engenharia de Recursos Hídricos e Ambiental pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), doutor em Geologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e é docente da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). 

Roger Francisco Ferreira de Campos, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe

Engenheiro Ambiental e Sanitarista, mestre em Ciências Ambientais pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), doutorando em Engenharia Civil pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e é docente da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP). 

Downloads

Publicado

2023-03-23

Edição

Seção

Artigos