INDUSTRIA 4.0 – FUTURO PROMISSOR PARA A MODALIDADE DE TRANSPORTE VLT (VEÍCULO LEVE SOBRE TRILHOS)
Abstract
Os problemas nos modais de transporte atualmente são mais frequentes no modal rodoviário, o qual não existe somente em megalópoles, esse surge não somente pela falta de planejamento, mas sim pela falta de opções ou comunicações entre os modais. Diante desta necessidade surge o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), usualmente conhecido como trem urbano, geralmente movido a eletricidade e já utilizado em algumas cidades no Brasil. Sua estrutura tem total flexibilidade a qual pode se adequar ao meio urbano. Tal problema exige das cidades brasileiras cada vez mais assumir uma postura diferenciada da tradicional, para tentar encontrar maiores alternativas em relação à falta de infraestrutura nas vias para facilitar a mobilidade urbana. Faz-se necessário a avaliação de cada local, para posterior aplicação do VLT, o qual exige um planejamento detalhado de trajeto e aplicação do mesmo. Esta pesquisa visa a apresentação desse modal.
Palavras- chave: Modal, Ferroviário, Indústria 4.0, Tecnologia, VLT.
ABSTRACTNowadays the problems of modal of transport are more common on road modal, which don’t have on the metropolis, this not show only for lack of planning, but for out of option betwen the modals. Against this need comes up the light rail, usually knows as urban train, generally powered by eletricity. This structure has total flexibility which can adapted to the urban. That problem demands from the brazilian cities increasingly assume a posture differentiated from the traditional, to try find the best alternatives about the infrastructure on the lines. It is necessary to evaluate each local, for later application of the, the light rail which requires detailed planning of the route and application of the same. This research aims at the presentation of this modal.
Keywords: Modal, Railway, Factory 4.0, Light rail, Technology, VLT.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).