UTILIZAÇÃO DE RESÍDUO DE MADEIRA PINUS COMO AGREGADO PARA PRODUÇÃO DE BLOCOS DE CONCRETO
Abstract
A construção civil é um dos mercados que mais geram resíduos, cerca de 60% do volume total dos resíduos gerados nas cidades brasileiras. Devido a esta preocupação referente à geração de resíduos sólidos, foram desenvolvidos estudos visando adequar a destinação dos resíduos gerados, na qual se produziu diversos blocos de concreto, utilizando como agregado os resíduos de madeira Pinus, verificando em laboratório a resistência do mesmo, consequentemente disponibilizando uma destinação mais nobre que a combustão. Os blocos de concreto utilizando agregado de madeira de pinus podem ser utilizados em alvenaria estrutural, mesmo que seja matéria orgânica seu desempenho em relação à resistência é satisfatório. Portanto, a construção civil deve utilizar as tecnologias a seu favor, com a utilização dos resíduos sólidos disponibilizando uma destinação adequada, de modo que retorne ao mercado com alta qualidade para ser utilizado novamente.
Palavras-Chave: Blocos de concreto. Madeira Pinus. Serragem. Resistência.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).