DESENVOLVIMENTO DE UM PLANO DE GERENCIAMENTO INTEGRADO DE RESÍDUOS SÓLIDOS
Keywords:
Resíduos Sólidos, Gerenciamento Integrado, Educação Ambiental.Abstract
RESUMO
Atualmente, os resíduos sólidos constituem-se um dos maiores problemas. O crescimento urbano no Brasil, durante as ultimas décadas junto com a evolução industrial trouxeram inúmeras consequências no espaço geográfico. O objetivo deste trabalho foi desenvolver um plano de gestão integrado, através do diagnóstico dos resíduos sólidos produzidos na cidade de Marechal Deodoro, com o propósito de realizar uma melhor integração na limpeza urbana e promover uma melhoria da qualidade de vida da população e no meio ambiente. Os instrumentos de coleta de dados foram: pesquisa bibliográfica, em obras literárias sobre resíduos sólidos, gerenciamento de resíduos e educação ambiental; diagnóstico, para estimar a geração per capita da produção de resíduos no município; visitas técnicas e de campo, as empresas de coleta urbana, Secretaria de Meio Ambiente, Secretaria de Desenvolvimento Infraestrutura Urbana, Secretaria de Saúde e ao Lixão; dois questionários, um aos funcionários da empresa de limpeza urbana, sobre infraestrutura, e outro a secretaria de meio ambiente, para obter informações de educação ambiental e gerenciamento de resíduos. Os resultados da pesquisa mostra que a Empresa de Limpeza Urbana, não é responsável pelo lixão. A geração de resíduos gerados no município equivalente ao mês analisado é de 1.300.020 t. de lixo por mês, atingindo uma geração per capita de 0, 998 kg/hab./dia. Após o diagnóstico foi sugerido um modelo de Gestão Compartilhada e Individual para coleta, tratamento e destino final dos resíduos.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).