COMPARAÇÃO ENTRE ARGAMASSA CONVENCIONAL E ARGAMASSA COM ADITIVO IMPERMEABILIZANTE
Keywords:
Argamassa. Impermeabilizante. Construção Civil.Abstract
Este artigo trata a respeito da argamassa, um dos componentes mais utilizados na construção civil, pois sem ela não seria possível ver as construções que temos nos dias de hoje. Sendo assim, entendemos que a argamassa é muito importante em qualquer construção feita com pedras, tijolos ou blocos cerâmicos, já que tem a função de unir esses materiais entre si. Dessa forma, pode-se dizer que a argamassa tem grande parcela de colaboração na durabilidade das edificações. Levando-se em consideração a importância da argamassa numa edificação, é necessário avaliar os parâmetros de resistência a compressão para que a edificação não tenha sua vida útil prejudicada. Em razão disso existem no mercado vários produtos de ação impermeabilizante, adesiva ou plastificante, que podem ser utilizados como aditivos para o preparo de argamassas, já que sua principal função é a plasticidade da argamassa. Portanto, esse trabalho tem como objetivo comparar a resistência a compressão entre a argamassa tradicional, confeccionada com cimento e areia e a argamassa com aditivo impermeabilizante. O presente trabalho foi realizado no Laboratório de Materiais e Solos da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe, em Caçador – SC. Primeiramente foi realizado a caracterização dos materiais, através dos ensaios de granulometria, massa específica e massa unitária. Em seguida será realizado o estudo de dosagem da argamassa, onde será confeccionada a argamassa sem aditivo e a argamassa com adição do aditivo impermeabilizante, sendo 2, 3 e 4% de adição. Logo, foram realizados nas argamassas ensaios no estado fresco, como: massa específica e flowtable; já no estado endurecido foram realizados os ensaios de resistência à compressão. E, por fim, foi realizado o comparativo em relação a resistência a compressão da argamassa.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).