TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO - MUTAÇÕES PARADIGMÁTICAS EM ORGANIZAÇÕES EDUCACIONAIS

Authors

  • Adelcio Machados dos Santos Uniarp, Caçador, SC

Abstract

A educação no mundo de hoje tende a ser tecnológica e, conseqüentemente, exige entendimento e interpretação de tecnologias. Estas, por seu turno, em sendo complexas e práticas, estão a demandar do homem novos elementos constitutivos de formação, reflexão e compreensão do ambiente social em que se circunscreve. A escola não tem conseguido se alimentar de seu tempo, incorporar e responder às precisões de sua juventude e de sua sociedade. Tem-se a sensação de que a escola não sabe ser moderna, não vive em simultaneidade com tudo o que se movimenta em seu redor. A educação não pode fugir da fascinação tecnológica, porque é no âmago a mesma do conhecimento. Uma vez que nos espaços educacionais o conhecimento mais se desenvolveu, esperar-se-ia que o espaço  mais propício ao desenvolvimento residisse na própria educação. O professor estará sendo desafiado na criatividade, para que possa postular alternativa concreta de uso da Tecnologia da Informação e da Comunicação. O desafio consiste em preparar os alunos para trabalhar com um universo tecnológico.

Palavras-chave: Tecnologia Educacional. Formação de Professores. Ensino/Aprendizagem.

 

INFORMATION TECHNOLOGY - PARADIGMATIC CHANGES IN EDUCATIONAL ORGANIZATIONS

 

ABSTRACT

Education in today's world tends to be technological and, therefore, requires understanding and interpretation of technology. This, in turn, for being complex and practical, demand the man to be familiar with new elements of training, reflection and understanding of the social environment in which it circumscribes. The school has been unable to feed on their time, to incorporate and to respond to the details of their youth and their society. One gets the feeling that the school does not know how to be modern, does not live simultaneously with everything that moves around them. Education can not escape the fascination with technology, because it is, at bottom, the same knowledge. As it was in educational spaces that knowledge has most developed, one would expect education itself to be the most favoured space with technology. The teacher is being challenged in creativity, so he can posit a concrete alternative use of Information Technology and Communication. The challenge is to prepare students to work with a technological universe.

Keywords: Educational Technology. Teacher Education. Teaching / Learning.

Author Biography

Adelcio Machados dos Santos, Uniarp, Caçador, SC

Pós-Doutor pela Universidade Federal de Santa Catarina. Doutor em Engenharia e Gestão doConhecimento. Especialista em Gestão Educacional. Docente e Pesquisador da Universidade AltoVale do Rio do Peixe (Uniarp). Endereço: Rua Prof. Egidio Ferreira, nº 271, Bloco “E”, Apto.303–88090-500,Florianópolis(SC), Brasil. E-mail: adelciomachado@gmail.com.

Published

2012-07-25

Issue

Section

Artigos