TIPICIDADE DA CULTIVAR ISABEL (Vitis Labrusca) EM FUNÇÃO DAS CONDIÇÕES CLIMÁTICAS EM TRÊS SAFRAS NO MUNICÍPIO DE VIDEIRA-SC
Keywords:
viticultura, produtividade, qualidadeAbstract
Objetivou-se avaliar as características qualitativas e quantitativas da cultivar de uva Isabel em três safras no município de Videira – SC, em função das condições climáticas. Para o levantamento populacional selecionou-se 23 produtores (unidades amostrais) que produzem uvas da cultivar Isabel nos períodos correspondentes às safras 2010/2011; 2011/2012; 2012/2013. O delineamento experimental foi inteiramente ao acaso, o conjunto de dados foi representado pelos 23 produtores, o que compõem 23 repetições e os tratamentos são representados pelas 3 safras. As variáveis qualitativas analisadas foram °babo, °brix e as quantitativas foram produtividade, precipitação, temperatura (mínima, média e máxima), horas de sol. Nas condições que foi desenvolvido este estudo alguns aspectos relevantes são apresentados: as variantes climáticas representadas pela precipitação e insolação influenciam na qualidade da cultivar de uva Isabel. Precipitações elevadas durantes os meses de dezembro, janeiro e fevereiro diminuem a qualidade das uvas Isabel. Quanto maior a insolação no período de maturação melhor a qualidade de uvas Isabel. As uvas Isabel produzidas no município de Videira/SC na safra vitícola 2010/2011 apresentaram qualidade inferior à safra 2011/2012 e 2012/2013. Os fatores climáticos que ocorreram nas safras avaliadas não interferiram na produtividade, a qual manteve-se constantes nos anos vitícolas avaliados.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).