ESTUDO DE CASO COM A REUTILIZAÇÃO DE MATERIAL FRESADO COMO REVESTIMENTO PRIMÁRIO EM VIAS DO MUNICÍPIO DE VIDEIRA E JOINVILLE

CASE STUDY WITH THE REUSE OF MILLED MATERIAL AS PRIMARY COATING ON WAYS IN VIDEIRA AND JOINVILLE

Autores

  • Alessandro Moschetta Moschetta
  • Miguel Ângelo da Silva Mello da Silva Mello Universidade Alto Vale do Rio do Peixe

Resumo

Este artigo irá apresentar a avaliação da potencialidade de utilização do material asfáltico fresado como material para uso no revestimento em vias primárias. A reutilização do material proveniente da pavimentação asfáltica, se tornou uma opção viável para a reabilitação de vias, por ser um método mais barato que a execução convencional, mais rápido e também com menor impacto ambiental. Sendo assim, realizou-se um estudo de caso a respeito da reutilização do material fresado quanto a utilização, armazenamento e aplicação do mesmo em vias primárias. Para tanto,  analisou-se o método de reaproveitamento utilizado pelas prefeituras de Videira e Joinville, que é executado com o auxílio de máquinas fresadoras de asfalto. A partir de visitas in loco e pesquisas realizadas nos municípios, pode-se identificar que a aplicação do material fresado, se for realizada de maneira correta, tem maior funcionalidade, levando em consideração que seja feita em todo trajeto da via,  aplicando o material com o uso de carregadeira para a carga, caçamba para o transporte, motoniveladora para espalhar o material bem como o rolo para obter uma compactação uniforme. Como toda via necessita de manutenção, necessitando sempre de investimentos, a aplicação correta deste material fresado pode ser vista como uma economia na manutenção, além disso, é bem mais fácil o seu espalhamento e compactação, se comparado com o cascalho usado no município de Videira e saibro no município de Joinville. Como resultado, espera-se proporcionar melhorias no processo de reciclagem e reutilização do material fresado realizado pelas prefeituras.

Palavras-chave: Reciclagem, pavimento asfáltico, reutilização, vias primárias.

ABSTRACT

This article will present the evaluation of the potential use of the milled asphalt material as material for use in the coating on primary roads. The reuse of material from asphalt paving has become a viable option for the rehabilitation of roads, as it is a cheaper method than conventional construction, faster and also with less environmental impact. Therefore, a case study was carried out regarding the reuse of the milled material regarding its use, storage and application in primary roads. To this end, we analyzed the reuse method used by the municipalities of Videira and Joinville, which is carried out with the aid of asphalt milling machines. From on-site visits and surveys carried out in the municipalities, it can be identified that the application of the milled material, if carried out correctly, has greater functionality, taking into account that it is made throughout the path of the road, applying the material with the use of loader for the load, bucket for transport, motor grader to spread the material as well as the roller to obtain uniform compaction. As every road needs maintenance, always needing investments, the correct application of this milled material can be seen as a maintenance saving, in addition, it is much easier to spread and compact, compared to the gravel used in the municipality of Videira and clay in the municipality of Joinville. As a result, it is expected to provide improvements in the recycling process and reuse of milled material carried out by city halls.

Keywords: Recycling, asphalt pavement, reuse, primary routes.

Biografia do Autor

Alessandro Moschetta Moschetta

Engenheiro Civil, egresso do curso de Engenharia Civil da UNIARP(Universidade Alto Vale do Rio do Peixe), campus Caçador, Santa Catarina, Brasil.

Miguel Ângelo da Silva Mello da Silva Mello, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe

Professor Orientador. Graduado em Engenharia Civil, pela Universidade Veiga de Almeida, Pós Graduado em Administração de Empresas, pela Universidade da Região de Joinville, Mestre em Infraestrutura e Gerência Viária, pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e, docente do Curso de Engenharia Civil da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe. 

 

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Publicado

2021-03-05

Edição

Seção

Artigos