SUSTENTABILIDADE ATRAVÉS DE REMANEJO DE RESÍDUOS COM PRATICA DE GESTÃO AMBIENTAL IMPLANTADO NO SUPERMERCADO CEREAL
Palabras clave:
Resíduos, Gestão Ambiental, Manejo, Sustentabilidade.Resumen
A geração de resíduos atualmente vem causando grandes impactos ao meio ambiente a partir do alto consumo e destinação imprópria de resíduos. Objetivou-se com este trabalho o desenvolvimento da sustentabilidade através da gestão ambiental, com âmbito no manejo de resíduos sólidos contribuindo para legislação empresarial e utilizando como ferramenta de vantagem competitiva, o estudo realizado no Supermercado Cereal de Caçador-SC com analises, entre os períodos de 01/01/2012 a 02/12/2012. O estudo mostra uma geração 3.192,10 kg/ano de plástico, 9.820,07 kg/ano de papelão e papel, onde tendo a geração financeira de R$12.275,09 ano desses resíduos, a destinação correta de metal, vidro, pilhas e orgânico para entidades responsáveis e certificadas para receber os resíduos. Pratica de gestão de resíduos pode trazer melhorias na qualidade socioambiental, demonstrado a conscientização do Supermercado que contribui para menor agressão ao meio ambiente, podendo servir como estratégia de diferenciação e marketing ambiental, por sua vez o Supermercado Cereal é o primeiro varejo da cidade a possuir Sistema de Gestão de Resíduos Sólidos. Assim, existe um potencial de ganho de competitividade e lucratividade ao se fazer a gestão de resíduos sólidos.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).