ESTUDO DE DOSAGEM DO CONCRETO LEVE COM AR INCORPORADO

Autores

  • Naira Fabiana Paris UNIARP
  • Gabriela Cassol

Palavras-chave:

Concreto leve, Ar incorporado, Resistência.

Resumo

O concreto é um dos materiais de maior utilização nas edificações e uma de suas maiores vantagens é a resistência à compressão (LIMA; BARBOZA; GOMES, 2003). Porém por outro lado, apresenta um peso específico elevado, o que se caracteriza como uma desvantagem. O concreto com ar incorporado foi inicialmente utilizado para melhorar sua resistência ao gelo e ao degelo, porémfoi descoberto que o uso do aditivo incorporador de ar diminuiu significativamente seu peso específico em decorrência das microbolhas de ar presentes em sua estrutura. Apesar de interferir positivamentena diminuição do peso específico, estudos também compravam que o uso do aditivo também afeta outras propriedades muito importantes do concreto como a resistência à compressão e trabalhabilidade. Dessa maneira esse trabalho teve por objetivo determinar a possibilidade de dosar um concreto leve com aditivo incorporador de ar que obtivesse um valor de resistência à compressão próxima ao concreto convencional. O programa experimental foi realizado no Laboratório de Materiais e Solos da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP).No processo foi realizado a caracterização dos materiais, em seguida o estudo de dosagem do concreto, sendo um traço de referência do concreto convencional (1:3,93) e três traços com aditivo incorporador de ar sobre o traço de referência com diferentes porcentagens de aditivo sobre a massa de cimento (0,20%, 0,40% e 0,50%) e, por fim o ensaio no estado endurecido e a análise dos resultados.

Palavras-Chave: Concreto leve. Ar incorporado. Resistencia.

ABSTRACT

Concrete is one of the materials most used in buildings and one of its main advantages is the compressive strength (LIMA; BARBOZA; GOMES, 2003).
However, on the other hand, it has a high specific weight, which is characterized as a disadvantage. The concrete with incorporated air was initially used to improve its resistance to freeze and thaw, but it was found that the use of the additive air incorporating significantly decreased its specific weight as a result of the air microbubbles present in its structure. Although it interfered positively in the reduction of specific weight, studies also prove that the use of the additive also affects other very important properties of the concrete like the resistance to compression and workability. In this way, the objective of this work was to determine the possibility of dosing a lightweight concrete with air incorporating additive that obtained a compressive strength value close to conventional concrete. The experimental program was carried out at the Materials and Soils Laboratory of the Alto Vale do Rio do Peixe University (UNIARP). In the process was carried out the characterization of the materials, then the dosage study of the concrete, being a trace of reference of conventional concrete (1:3,93) and three traces with incorporated air on the reference trace with different percentages of additive on the cement mass (0,20%, 0,40% and 0,50%) and, finally the test in the hardened state and analysis of the results.

Keywords: Lightweight concrete. Incorporated air. Resistance.

Biografia do Autor

Naira Fabiana Paris, UNIARP

Acadêmica do Curso de Engenharia Civil da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP).

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Publicado

2018-08-31

Edição

Seção

Artigos