A ERGONOMIA E A TOXICOLOGIA: CARACTERIZAÇÃO DE RISCO GRAVE E IMINENTE
Palabras clave:
Ergonomia. Toxicologia. Unidades de medida.Resumen
Este artigo apresenta a relação da ergonomia com a toxicologia, no que compete a Norma Regulamentadora NR 15, que em seu anexo 11, dispõe sobre agentes químicos caracterizados por limite de tolerância e inspeção no local de trabalho. Verifica-se a inferência pela norma, referente aos limites de tolerância, que as unidades de medida são descritas em ppm (partes por milhão) e também mg/m³ (miligramas por metro cúbico) referentes à concentração de agentes químicos no ambiente de trabalho. Objetiva-se a transformação das unidades de medidas e verificar se eles se equiparam, após o cálculo da determinante chamada Valor Máximo, cujo valor quando atingido caracteriza atividade com risco grave e iminente.
Descargas
Publicado
2015-04-22
Número
Sección
Artigos
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).