PERFIL DO CONSUMIDOR DE VINHOS EM CANOINHAS – SANTA CATARINA
Resumen
O consumidor de vinhos pode embasar a sua decisão de compra em mais de um alicerce, daí a necessidade de conhecer o cliente da organização, para ter a capacidade de encantá-lo com o produto oferecido. Nesse contexto, tem-se como objetivo deste trabalho realizar uma análise sobre o perfil dos consumidores de vinhos e espumantes, em Canoinhas, Santa Catarina. O trabalho tem caráter exploratório-descritivo, a partir de uma amostra de 115 consumidores de vinhos. Aplicou-se questionário com questões de múltipla escolha abordando as seguintes questões: conhecimento do entrevistado sobre vinhos, frequência no consumo de vinhos, estilo de vinho mais consumido, entendimento sobre a origem de um vinho, entendimento do consumidor sobre a indicação geográfica de um vinho, valor pago a mais por um vinho que possui indicação geográfica, e fatores que influenciam na escolha de um vinho. Observou-se um consumo regular de vinhos entre os consumidores entrevistados, sendo o vinho tinto o mais consumido, tendo como principais fatores na escolha de um vinho o preço, variedade da uva, conselho de amigos, marcas e produtor. A origem do vinho possui grande importância, sendo caracterizada principalmente pelo país, peça vinícola produtora e região de origem. A indicação geográfica representa uma garantia de qualidade, garantia do local e método de elaboração, no entanto, observa-se que a maioria dos entrevistados não pagariam ou não sabem se pagariam a mais por um produto que possua indicação geográfica. Com a realização da caracterização do consumidor de vinhos, obteve-se informações relevantes para estratégias de mercado, aumento da comercialização e consumo de vinhos, além de estratégias para capacitações com os consumidores de vinhos.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Douglas André Wurz, Thalia Aparecida Silva Maciel , Rabechlt Stange Almeida, Alcemir Nabir Kowal
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).