ESTUDO DE VIABILIDADE MECÂNICA DA ADIÇÃO DE CINZA PROVENIENTE DA QUEIMA DE PINUS NO CONCRETO ASFÁLTICO FLEXÍVEL
Palavras-chave:
Resíduo sólido. Concreto asfáltico flexível. Meio ambienteResumo
Visando o conceito que o desenvolvimento sustentável precisa ser capaz de suprir as necessidades tanto da geração atual como das próximas gerações sem esgotar os recursos naturais (WWF BRASIL, 2017), este trabalho objetivou-se em reaproveitar o resíduo sólido gerado pela queima da madeira Pinus nas caldeiras industriais e aplicá-lo parcialmente como matéria prima, analisando sua viabilidade de utilização como filer no concreto asfáltico flexível e assim diminuir significativamente a extração dos recursos naturais e o descarte no meio ambiente. Com o intuito que sua contribuição seja na diminuição da poluição gerada pelas indústrias, considerando os despejos deste resíduo. Também contribuindo na melhora significativa da qualidade das rodovias observando-o tecnicamente e viabilizando sua utilização na pavimentação. Para isso, neste artigo será apresentado os métodos de ensaios utilizados segundo normas técnicas, observando as alterações das características dos corpos de prova através de cálculos e gráficos elaborados pelo software Excel.
Palavras-Chave: Resíduo sólido. Concreto asfáltico flexível. Meio ambiente.
ABSTRACTAiming at the concept that sustainable development needs to be able to meet the needs of both current and future generations without depleting natural resources (WWF BRASIL, 2017), this work aimed to reuse the solid residue generated by the burning of Pinus wood in the industrial boilers and partially apply it as raw material, analyzing its feasibility of use as a filer in the flexible asphalt concrete and thus significantly reduce the extraction of natural resources and disposal in the environment. With the intention that its contribution is in the reduction of the pollution generated by the industries, considering the waste disposal of this residue. Also contributing to the significant improvement of the quality of the highways by observing it technically and making feasible its use in the paving, for this in this article were used methods of tests by the technical norms, observing the changes in the characteristics of the test bodies through calculations and graphs elaborated by the software Excel.
Keywords: Solid residue. Flexible asphaltic concrete. Environment.
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