ANÁLISE ENTRE OS MATERIAIS DE VEDAÇÃO CONVENCIONAL E DRYWALL EM RESIDÊNCIAS DE PADRÃO NORMAL NA CIDADE DE CAÇADOR/SC
Resumo
O crescimento populacional tornou possível que construções fossem aprimoradas, tornando-as mais seguras e eficazes. Atualmente o material de construção mais utilizado é a alvenaria convencional, mas a população ainda busca métodos melhores e que tenham a mesma eficácia, sendo segundo alguns autores, o Drywall um desses materiais. Assim, a metodologia desse trabalho, a partir de estudo de caso e pesquisa de campo, busca comparar os custos dos materiais, isolamento acústico, acesso de materiais e tempo de construção, com objetivo de verificar qual desses materiais tem mais vantagens para vedação em Caçador/SC. Conforme a pesquisa de campo realizada nas lojas da cidade a alvenaria obtém mais vantagens que o Drywall pois para orçamento dos materiais calculados pelo aplicativo Reforma Simples, o Drywall tem um custo mais elevado, assim como o acesso a esses materiais é escasso e o tempo de construção analisado através dos documentos das casas em estudo de caso é maior, porém com o estudo de caso realizado em duas casas construídas na cidade, esse material possui um isolamento acústico melhor do que a alvenaria. Com suas limitações, esse trabalho vem contribuir com os estudos da construção civil, direcionados a esses materiais de vedação e orientar estudos em outras regiões do estado, utilizando essa metodologia e pesquisa bibliográfica apresentadas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Nayana Rosa Coelho, Liane da Silva Bueno
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).