PROJETO DE UM SISTEMA DE CABEAMENTO ESTRUTURADO EM UM EDIFÍCIO COMERCIAL NA CIDADE DE CAÇADOR/SC
Resumo
O trabalho em questão aborda como elaborar um projeto de cabeamento estruturado em um edifício comercial, tendo como esse seu objetivo principal. Para tal, são apresentados os conceitos fundamentais de cabeamento estruturado, seus meios de transmissão, suas categorias e classes de desempenho, seus subsistemas e espaços, bem como as principais normas técnicas brasileiras que regem o assunto. Além disso, o trabalho em questão é classificado como uma Pesquisa Aplicada, com relação à natureza do tipo de pesquisa, pois visa gerar conhecimentos para aplicação prática sobre o assunto. Como resultado do trabalho, é apresentado o projeto e seus documentos técnicos, que foi elaborado tendo como estudo uma edificação comercial de dois pavimentos localizada na cidade de Caçador/SC. O projeto compreende a elaboração de alguns documentos técnicos, tais como: memorial descritivo, dimensionamentos, lista de materiais, orçamento base estimado, plantas baixas, topologia física e bayface dos racks. Esses documentos são apresentados como formatos sugeridos de dimensionamento para projetos de cabeamento estruturado. Também é apresentada uma metodologia proposta para o desenvolvimento de projetos de cabeamento estruturado em edifícios comerciais, a qual tem caráter acadêmico e orientativo, com o objetivo de apoiar profissionais, estudantes e demais interessados no assunto, na elaboração de projetos de cabeamento estruturado para edifícios comerciais. Por fim, nas considerações finais são retomados os aspectos mais relevantes do estudo, bem como são apresentadas as principais limitações do estudo e sugestões de pesquisas futuras.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Bruno Leonardo Vitória, Antônio Pedro Tessaro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).