PROJETO DE ANÁLISE E DIMENSIONAMENTO DE UM FILTRO DE HARMÔNICAS PARA MITIGAÇÃO DE DISTORÇÕES NO QGBT DE UMA EXTRUSORA
Resumo
Este artigo aborda uma situação prática ocorrida na indústria de embalagens plásticas, destacando-se a importância da qualidade da energia elétrica em máquinas e acionamentos. Utilizando um analisador de qualidade de energia elétrica como ferramenta de monitoramento e medição de grandezas elétricas, foi possível observar a presença de tensões e correntes harmônicas com amplitudes superiores aos limites estabelecidos pelas normas vigentes (IEC61000-3-4 e IEEE-519). O projeto propõe o estudo e dimensionamento de filtros harmônicos para mitigar as distorções harmônicas presentes no quadro geral de baixa tensão de uma extrusora. As ordens das harmônicas a serem filtradas são as de 5ª, 7ª, 11ª e 13ª ordens, utilizando-se um modelo de filtro passivo sintonizado para uma frequência específica. Após o dimensionamento dos filtros, foram realizadas simulações utilizando os softwares PSIM® e MULTISIM® para garantir maior confiabilidade nos resultados. As simulações permitiram analisar as distorções nas formas de onda, sobrepor os resultados e extrair os dados espectrais de frequência. A análise dos resultados das simulações revelou os novos níveis de harmônicas de tensão e corrente para cada frequência, evidenciando a mitigação das distorções que estavam fora dos padrões normativos. Esses resultados sustentam a conclusão sobre a efetividade dos filtros propostos. Com base nesse estudo, é possível aprimorar a pesquisa com a construção e implementação prática dos filtros.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Diego Henrique Carvalho Roberto, Celso Cardoso de Lima Junior
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).